economia
A base institucional é o motor da competitividade e desenvolvimento, incorporando organizações e serviços, empregos e atractividade de iniciativas, produzindo um efeito extremamente dinâmico em qualquer território.
Na temática das dinâmicas da função empresarial, verifica-se que Santa Maria da Feira é um concelho com uma posição de destaque quando colocada à escala da Nut III, onde o concelho é o mais dinâmico de toda a região.
Este concelho apresenta valores significativos em termos de chegadas, no que se refere ao comércio intracomunitário, mas também em termos de exportações ao nível do comércio extracomunitário. Também em termos de expedições e importações é Santa Maria da Feira que se destaca em toda a região de Entre Douro e Vouga.
Quanto à actividade económica, verifica-se que a indústria transformadora, o comércio por grosso e a retalho (incluindo reparação de automóveis e bens de uso doméstico) e o sector da construção civil, são os sectores com maior representatividade económica no Concelho de Santa Maria da Feira, sendo a indústria o domínio de especialização por excelência.
É bem clara a forte concentração de pessoas ao serviço da indústria transformadora, nomeadamente no subsector dos couros e da madeira e cortiça, destacando-se o sector da madeira e cortiças, sendo essa a especialização do concelho, seguindo-se os couros (calçado), sendo estes os sectores com o principal volume de vendas.
Para o concelho, o sector da cortiça é extremamente relevante, tanto pelo seu elevado peso económico, como também pela dinâmica efectiva e acentuada de desenvolvimento, ultrapassando um milhão de euros de facturação em termos de volume de vendas (2000).
A dinâmica do sector corticeiro do Concelho é confirmada pelo número de sociedades constituídas no âmbito da indústria transformadora.
No que se refere ao poder de compra convêm referir que Santa Maria da Feira apresenta um crescimento exponencial, no espaço de uma década (1992-2002), no de número de dependências bancárias, caixas automáticas e de balcões/agentes de seguradoras, em relação aos restantes concelhos da região de Entre Douro e Vouga.