habitação

De 1991 a 2001 Santa Maria da Feira é, dos Concelhos do EDV, o que regista um maior número de População Residente, Famílias, Alojamentos e Edifícios, registando perante estes indicadores as maiores variações nesse período.

Tal como para a grande parte das variáveis, também o número de alojamentos revela um crescimento diferenciado a nível das freguesias, de 1991 a 2001. Assim, o maior crescimento registou-se nas freguesias de Santa Maria da Feira, Milheirós de Poiares, Mozelos, Nogueira da Regedoura, Santa Maria de Lamas e S. João de Ver.

Pode estabelecer-se uma relação entre o crescimento populacional e o número de alojamentos. Torna-se evidente que foi nas freguesias que registaram um maior crescimento populacional entre 1991 e 2001 que o número de alojamentos mais aumentou. Fazendo uma análise do número de famílias por alojamento, nota-se, no Concelho de Santa Maria da Feira uma forte ocupação dos alojamentos, uma vez que se apresentam valores superiores a Portugal, Região Norte e EDV, como todos os Concelhos do EDV, com a excepção de Oliveira de Azeméis, onde o índice de ocupação é o mais elevado. As freguesias de Canedo, Louredo, Vila Maior, Guisande e Vale são as que apresentam índices de ocupação menores, sendo as freguesias que estão mais próximas das cidades do Concelho (Santa Maria da Feira, Lourosa e Fiães) as que apresentam a maior taxa de ocupação de alojamentos.

Do total de alojamentos clássicos do Concelho, a grande maioria destina-se a residência habitual, sendo uma minoria a que se têm uso sazonal.

Fazendo uma comparação entre os Concelhos do EDV nota-se que o Concelho de Arouca tem menor percentagem de alojamentos de residência habitual mas tem valores percentuais mais elevados para uso sazonal. São João da Madeira, sendo um Concelho de forte dinâmica urbana, apresenta uma elevada utilização de alojamentos com finalidade residencial, mas também tem um valor considerável de alojamentos vagos. O Concelho de Santa Maria da Feira apresenta valores superiores ao Continente, Região Norte e EDV no que se refere ao uso residencial, apontando valores inferiores a estas áreas no que se refere ao uso sazonal e alojamentos vagos.

Os alojamentos do Concelho têm sido dotados nos últimos anos de melhores infra-estruturas no que diz respeito à electricidade, água e saneamento.

Neste capítulo, a Habitação Social merece destaque, uma vez que todas as freguesias do Concelho de santa Maria da Feira possuem este tipo de infra-estrutura de Acção Social.