Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santa Maria da Feira
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santa Maria da Feira pretende definir a estratégia global de intervenção em matéria de planeamento e gestão da mobilidade e transportes, sendo um documento estratégico orientado para a melhoria da qualidade de vida da população, para a humanização do espaço público e para o incremento da qualidade do ambiente urbano. É, assim, um Plano que pretende ver definida a estratégia de intervenção a concretizar, definindo-se propostas de ações para os diferentes modos de deslocação.
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santa Maria da Feira visa:
› A promoção da mobilidade sustentável, garantindo a acessibilidade universal ao sistema de transportes e fomentando a utilização dos modos de deslocação ativos e suaves, tais como o pedonal, ciclável e os transportes públicos, em detrimento do uso de veículos individuais motorizados;
› A redução do ruído, da poluição atmosférica e do consumo energético;
› A melhoria da segurança nas deslocações;
› A garantia de interoperabilidade entre os diferentes modos de transporte e entre os diversos componentes da cadeia de transporte (plataformas de comunicação entre modos, paragens, estações, abrigos, entre outros);
› O reforço da informação urbana, incluindo não apenas sinalização de tráfego como também sobre transportes e de orientação genérica.
A Fase I - Caracterização e Diagnóstico tem como principal objetivo a compreensão do funcionamento do sistema de transportes e do modelo de mobilidade, englobando todos os modos de transporte e a sua articulação. Esta fase compreende a recolha e análise de informação essencial para a execução do plano, bem como a análise da situação atual e dos mecanismos gerais das deslocações, incidindo sobre os vários modos de transporte e respetivas sinergias com o ordenamento do território.
Pretende-se, assim, que o Plano em elaboração e a sua posterior implementação e monitorização possam ser acompanhados pelos cidadãos e pelas instituições representativas dos munícipes, pelo que eventuais sugestões ou contributos para o documento final podem ser enviadas para o email transportes.mobilidade@cm-feira.pt.