angle-left Alunos do quarto ano vão ter aulas de natação

No ano letivo de 2024/2025, o Município de Santa Maria da Feira vai proporcionar aulas de natação a todos os alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico inscritos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), incluindo crianças com necessidades educativas especiais. Assente no princípio da universalidade, o novo programa “Natação para Tod@s” preconiza uma aula semanal, no período letivo da manhã, durante um semestre, nas piscinas municipais HMC Sports (Feira, Lourosa, Fiães e Canedo).

Esta nova oferta é extensiva aos 1037 alunos do 4º ano do 1º Ciclo do concelho, mas o número de inscritos só será conhecido no final do mês de agosto. “Estamos na fase de divulgação da oferta e distribuição das turmas pelos respetivos horários, piscinas e semestres, pelo que prevemos iniciar as aulas em outubro”, adianta o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria.

A autarquia feirense assegura o transporte das crianças para os quatro polos das piscinas municipais, sendo o acompanhamento dos alunos assegurado por recursos humanos das respetivas escolas e as aulas ministradas por professores da HMC Sports. “A escolha desta oferta e a estrutura deste programa foram desenvolvidas com a consulta de especialistas na área da natação, para garantirmos que as atividades são ajustadas às necessidades e ao nível de desenvolvimento de cada aluno, seja ele iniciante ou mais avançado, assegurando desta forma a igualdade de oportunidades para todos”, frisa o autarca.

Amadeu Albergaria sublinha ainda a recetividade de todos os agrupamentos de escolas do concelho a esta nova oferta das AEC. “A resposta tem sido encorajadora e os agrupamentos estão a colaborar ativamente para integrar este programa e garantir que todos os alunos possam beneficiar das aulas de natação. Também recebemos feedback positivo de associações de pais e da federação das associações de pais do concelho (FapFeira), que expressaram entusiasmo e apoio à iniciativa”, vinca o autarca.

O vice-presidente da FapFeira considera que esta oferta extracurricular “será garantidamente uma mais-valia, desde que a gestão da atividade esteja em sintonia com as famílias”. Paulo Fortunato lembra ainda a importância de “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade equitativa, e de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, desígnio preconizado pela UNESCO, na linha dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além das aulas de natação, os alunos inscritos nas AEC terão acesso a várias atividades, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, para além de programas que promovem a ligação da escola com o meio, iniciativas de solidariedade e voluntariado, bem como atividades que reforcem a dimensão europeia na educação.

O objetivo do Município é organizar, de forma gradual, as AEC em conformidade com o currículo local, adaptando e diversificando as atividades oferecidas, para que atendam de forma mais eficaz às necessidades e interesses específicos dos alunos e complementem o currículo escolar de forma integrada.

Esta especialização das AEC incluirá um ajuste da oferta às características da comunidade, promovendo um maior envolvimento dos alunos. As atividades serão desenhadas para complementar e reforçar o currículo escolar, proporcionando uma experiência educativa holística, promotora do desenvolvimento integral da criança e da sua relação com o Mundo.

Para o efeito, a Câmara Municipal vai implementar um modelo de gestão centralizada das AEC, alinhado com o Plano Estratégico Educativo Municipal, que assegure a coerência e a qualidade das atividades e garanta uma experiência educativa equitativa e, sobretudo, de elevada qualidade.

Publicado a 23 de agosto de 2024