5 abril
21h30
Exterior do Museu Convento dos Loios
Entrada gratuita
A “Última Ceia, Getsémani e Sinédrio” recria momentos de profunda intimidade e interioridade de Jesus com os seus discípulos. Os três quadros desta recriação convidam a entrar neste Mistério Pascal: a “Última Ceia com os seus discípulos” é o ponto de partida antes do prelúdio da “Agonia no Jardim das Oliveiras” e “Prisão de Jesus”, que o conduzirá ao “Tribunal Judaico, o Sinédrio”, onde será julgado e declarado culpado de blasfémia.
Duração 100’ aprox.
Recriação Grupo Gólgota
Promotor Grupo Gólgota
5 abril
21h30
Cineteatro António Lamoso
Não é uma banda nem é um condimento. Pimenta Caseira é um movimento. Uma dose bem balanceada de passado e o futuro, raízes e aspirações, orgânico e eletrónico.
A sua missão? Transportar o público numa viagem de primeira classe, sem rumo pré-definido, onde a improvisação é rainha e os instintos e ofício dos músicos são postos à prova em prol de algo maior.
Nascido no Cais do Sodré, o som de Pimenta Caseira está disponível em todas as plataformas com o primeiro álbum “Cais”, resultado de muitas noites tardias, suadas e inesquecíveis.
6 de abril
22h00
Igreja da Misericórdia › Igreja Matriz › regresso
Também designada por Procissão do Triunfo ou do Ecce Homo, a Procissão das Endoenças constitui um dos pontos altos das celebrações litúrgicas da Semana Santa. A expressão “Endoenças”, que significa perdão, dá o mote a esta procissão de profunda religiosidade popular, cujo percurso é feito com introspeção e respeito pela simbologia que carregam os andores e pela tradição centenária. A cargo da Santa Casa da Misericórdia, a Procissão das Endoenças acontece na noite de Quinta-Feira Santa, logo após a Celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor.
7 de abril
21h30
Palácio da Justiça › Castelo
A caminhada de Jesus, do Pretório de Pilatos até ao Monte Calvário, é um dos momentos marcantes da vivência da Semana Santa, particularmente da Semana Santa de Santa Maria da Feira, recriada pelo Grupo Gólgota, em Sexta-Feira Santa. Na escadaria do Palácio da Justiça, com o “Julgamento e Condenação de Jesus”, inicia-se o caminho, que se antecipa íngreme, de subida para o Castelo, ponto alto da cidade e da história, onde é recriada a “Crucifixão e Morte de Jesus” e consequente “Ressurreição”.
Rogério Charraz e José Fialho Gouveia
14 abril
21h30
Cineteatro António Lamoso
Com os coretos como pano de fundo, o músico Rogério Charraz e o letrista José Fialho Gouveia, acompanhados pelo fotógrafo Luís Filipe Catarino, juntam-se em Santa Maria da Feira para uma conversa em torno da composição, escrita, fotografia, bandas filarmónicas e tradições musicais.
Auditório
Bilheteira Gratuito
15 de abril
21h30
Europarque
10€ e 12€
Apresentada em dois atos, a peça de teatro musical “O Nazareno” procura transportar para o palco a representação cénica dos poemas cantados nesta obra inspirada no Evangelho, editada em 1978 por Frei Hermano da Câmara com a colaboração de vários poetas portugueses. Esta foi a primeira obra de grande fôlego da nossa música ligeira e a envergadura deste trabalho deixou espantados críticos e público.
› Bilhetes em Ticketline, Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira e Orfeão da Feira