Feirense Ana Sousa conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Pela primeira vez a participar nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática e depois de ter ultrapassado duas eliminatórias que envolveram mais de 25 mil alunos, Ana Luís Sousa conquistou este domingo uma medalha de bronze. A Feirense é aluna do 8.º ano da Escola Básica Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira, e concorreu na categoria A (8.º e 9.º anos).

A 43.ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática ficou marcada pelo brilhante desempenho de Tomás Faria, que conquistou uma medalha de ouro em todos os anos de participação possíveis na competição (do 6.º ao 12.º ano). Tomás Faria é aluno do 12.º ano no Colégio Moderno, em Lisboa, e também tem representado Portugal várias vezes em olimpíadas internacionais. Termina assim a sua passagem pelas Olimpíadas, igualando um feito alcançado só uma vez, em 2022, por Tiago Marques.

Também na categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos), Henri Lameiras Campagnolo, aluno do 12.º ano do Lycée Français Charles Lepierre (Lisboa), e Tomás Prata Vidal, aluno do 11.º ano do Grande Colégio Universal (Porto), saíram da competição com medalhas de ouro. Ambos já participantes assíduos das Olimpíadas.

O Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira foi o anfitrião da competição que decorreu de 3 a 6 de abril. A cerimónia de encerramento da competição teve lugar este domingo, 6 de abril, no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

O evento contou com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Eugénio Rocha, do vereador do Pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Gil Ferreira, da diretora Executiva da Ciência Viva, Ana Noronha, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, Júlia Campos.

Antes da entrega das medalhas, José Carlos Santos, ex-presidente da SPM e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ainda apresentará a palestra “Como passar tempo com um tabuleiro de xadrez e peças de dominó”.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.º e 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.

Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem estágios organizados pelo projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar na Austrália, em julho, as Olimpíadas da CPLP no Brasil, em outubro, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão no Chile, em setembro.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Renova, da Jane Street, da Texas Instruments, do Município de Santa Maria da Feira e da Feira Viva Cultura e Desporto.

Publicado a 07 de abril de 2025