Festival Internacional de Marionetas
25 a 27 setembro
Centro Cultural de Milheirós de Poiares
Esta edição conta com seis companhias e vários artistas de origem nacional e internacional. Pela primeira vez, recebemos uma companhia de teatro de marionetas de Itália – Nina Theatre –, reforçando os laços interculturais entre territórios latinos e destacando o progresso do teatro de marionetas nas mãos de uma solista feminina.
Destacamos ainda a presença de ilustres companhias e artistas nacionais e internacionais, como a exposição Fio D’Azeite – As Marionetas do Chão de Oliva, de Portugal, e o espetáculo Mr. Punch & Judy, do conceituado mestre marionetista e construtor de marionetas inglês Brian Davey, um dos mais galardoados artistas do teatro tradicional inglês.
Neste ano em que se assinalam os 25 anos de carreira de Rui Sousa como marionetista profissional, realizam-se as comemorações oficiais e institucionais que celebram o seu percurso nacional e internacional.
Para além destas celebrações, Rui Sousa promove ainda um encontro inédito entre marionetistas internacionais, reunindo Marcelo Lafontana (Brasil) e Brian Davey (Inglaterra) num momento único: três sessões consecutivas que aproximam tradições e práticas do teatro tradicional de marionetas a nível global.
O programa inclui ainda vários espetáculos com formatos e técnicas distintas. A componente festiva também marcará presença, com marionetas gigantes e a atuação vibrante dos Gigantones e Bombos do Grupo Folclórico de Paços de Brandão, garantindo animação e envolvimento com o público.
01 outubro
21h30
Experiência em Palco - Cineteatro António Lamoso
Fusão da palavra com a música em sonoridades que vão do fado à música eletrónica e industrial, da música popular portuguesa ao "spoken word". Este coletivo de Santa Maria da Feira, formado pelo músico, ator e DJ Simão Valinho, pela artista multidisciplinar Lígia Lebreiro e pela fadista Raquel Sousa é uma viragem contemporânea na forma de abordar a poesia e a música.
Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira
04 outubro
21h30
Auditório - Centro Cultural Milheirós de Poiares
Um concerto sublime que celebra o Dia Mundial da Música, dirigido pelo maestro Paulo Martins e acompanhado pelo jovem solista laureado com o ‘Prémio Orquestra’ no XVIII Concurso Internacional Paços’Premium.
Realizado em parceria com a Academia de Música de Paços de Brandão, o certame seleciona o melhor solista para apresentação com a Orquestra Sinfónica de Jovens.
5 outubro
16h30
Auditório Cineteatro António Lamoso
O segundo disco da Banda Marcial do Vale, "Inflexão", reflete a maturidade e a versatilidade do grupo.
Da força da juventude à riqueza do repertório, este trabalho celebra a arte de crescer em harmonia, numa viagem entre o passado e o futuro de quem cresce em conjunto, compasso a compasso.
Uma viagem sentida, onde cada acorde guarda histórias e cada silêncio anuncia recomeços.
11 outubro
21h30
Auditório - Cineteatro António Lamoso
A sua invulgar capacidade de empolgar plateias, com a energia das suas danças e uma voz forte e melodiosa, é o reflexo das mensagens das suas canções, muitas vezes cantadas em línguas de Moçambique. Vagueando entre o folclore e o eletrónico, entre o rock, o afro-beat e o experimental, a sua música é um manifesto de esperança por uma sociedade mais livre, com mais amor.
Tertúlia Poética-Musical | Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros
15 outubro
21h30
Foyer - Cineteatro António Lamoso
Podemos encontrar poesia no caos e beleza na resistência?
Entre notas musicais e palavras, num diálogo poético entre o passado e o presente, refletimos sobre duas épocas distintas, mas inquietamente próximas: a efervescência dos nossos dias e a rebeldia dos beats, com os seus versos caóticos e a fusão da arte com a vida, desafiando uma sociedade que não os representava.