
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai promover três sessões de esclarecimento para agentes culturais do território, destinadas a informar, sensibilizar e esclarecer dúvidas referentes aos processos de candidatura às novas medidas do Programa de Apoio à Cultura (PAC) para 2026/2027. Associações, cooperativas e artistas independentes são chamados a participar nestes encontros, agendados para 9, 11 e 13 de fevereiro, sempre às 21h00, em três freguesias do concelho.
A primeira sessão terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura, dia 9 de fevereiro; a segunda está marcada para 11 de fevereiro, no auditório da Junta de Freguesia de Lobão; e a terceira decorrerá a 13 de fevereiro, no auditório da Junta de Freguesia de S. João de Ver, todas com início marcado para as 21h00.
Dois técnicos da Divisão de Gestão Cultural do Município vão apresentar cada uma das medidas do PAC em vigor para 2026/2027 e estarão disponíveis para prestar todos os esclarecimentos inerentes aos processos de candidatura. A participação nestas sessões é livre e as portas estarão abertas a todos os interessados, em particular dirigentes associativos, artistas independentes e autarcas do concelho.
Recorde-se que o Município de Santa Maria da Feira duplicou o envelope financeiro do Programa de Apoio à Cultura (PAC) para 2026, cujo montante global atinge os 800 mil euros, destinados a apoiar associações e artistas independentes do território. A maior fatia do investimento será aplicada em obras de recuperação, readaptação e conservação de equipamentos culturais e sedes sociais, mas há novas medidas e programas especiais de formação, capacitação e qualificação dos agentes culturais que merecem particular atenção.
A abertura de candidaturas ao PAC e todo o processo de submissão/aprovação de propostas decorrerá no primeiro semestre de 2026, mas a informação de suporte já se encontra disponível desde janeiro neste portal.
Para além das sessões de esclarecimento presenciais a realizar em fevereiro, o Município pretende reforçar a dimensão da capacitação através de ações de formação orientadas por especialistas em programação e gestão cultural, abertas a todos os interessados na constituição e organização de equipas de projeto.
O PAC é um dos mais relevantes programas de apoio aos agentes culturais de Santa Maria da Feira, abrangendo duas dimensões fundamentais que se complementam: por um lado, recuperar e preservar os seus espaços de encontro, criação e difusão, mantendo o apoio à criação local e as parcerias de programação; e, por outro, fomentar a formação, a capacitação e a qualificação com mais e novas oportunidades que contribuam para a valorização da cultura em Santa Maria da Feira.
Para mais informações e esclarecimentos, os interessados devem contactar os serviços de Gestão Cultural do Município de Santa Maria da Feira através do email cultura@cm-feira.pt ou telefone 256 331 075.
Publicado a 06 de fevereiro de 2026