Capacitar para Cuidar: equipas técnicas fortalecem respostas em saúde mental


Terminou a 14 de abril, no ISVOUGA, a ação de formação certificada “Promoção da Saúde Mental no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social”, desenvolvida pelo Instituto CRIAP e promovida pelo Projeto Chão Fértil. Dirigida às equipas técnicas dos serviços locais, a formação teve como principal objetivo dotar os profissionais de ferramentas que permitam reconhecer e intervir em situações de vulnerabilidade, através da aplicação de estratégias de suporte psicológico e social, promovendo o bem-estar e prevenindo a exaustão emocional no contexto profissional.

Num contexto crescente de doenças mentais cuja resolução não depende apenas da atuação do sistema de saúde, já que aspetos como o sedentarismo, hábitos alimentares desadequados, isolamento social e solidão, dificuldades económicas, discriminação, dificuldades no acesso à habitação, educação e alimentação, entre outros, têm um profundo impacto na saúde e bem-estar, é fundamental trabalhar respostas de atuação multissetorial.

O Projeto Chão Fértil assenta numa lógica participativa, de proximidade, adequação e flexibilidade, através da cooperação dos serviços sociais e de saúde, constituindo-se como potenciador de sinergias para o empoderamento de pessoas com diversidade funcional (experiência de doença mental e/ou deficiência) em contextos sociais de carência e vulnerabilidade social acentuada.Através da ação AltaMente, propõe-se desenvolver ações que permitam sensibilizar a comunidade e capacitar agentes locais para uma intervenção mais eficaz e que combata o estigma associado às pessoas com diversidade funcional.

A operação Chão Fértil é operacionalizada pela Casa dos Choupos e integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal. É executada em estreita parceria com a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga.

 

Publicado a 15 de abril de 2025