angle-left Alerta municipal ativado e medidas preventivas reforçadas em Santa Maria da Feira

As previsões meteorológicas apontam para um agravamento do estado do tempo a partir do final da tarde de hoje, domingo, com ocorrência de chuva intensa e vento forte, sobretudo nas regiões Norte e Centro do país. Perante este cenário, e por razões de segurança, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ativou o Alerta Municipal, reforçando a atuação preventiva no território.

Diferentes serviços da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, têm estado, em todo o concelho, a implementar um conjunto de medidas destinadas a proteger pessoas e bens.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a interdição de parques infantis, em particular dos localizados junto a árvores, a manutenção do encerramento dos passadiços do concelho, o corte preventivo de árvores que apresentam risco e a monitorização reforçada de pontos identificados como mais vulneráveis, nomeadamente pontes, muros e zonas habitualmente suscetíveis a ocorrências em períodos de precipitação intensa.

Durante o atual período de pausa letiva, foram igualmente realizadas inspeções às escolas do concelho, para avaliar eventuais situações de infiltrações ou inundações. Caso se mantenham as previsões de mau tempo ao longo da próxima semana, o Município aconselha que as zonas de recreio ao ar livre não sejam utilizadas, como medida adicional de prevenção.

A Câmara Municipal apela à população para que adote comportamentos prudentes, evitando deslocações desnecessárias, afastando-se de zonas inundáveis, de árvores e de estruturas instáveis, não estacionando viaturas em zonas baixas ou junto a árvores e postes, e adequando a condução às condições meteorológicas.

O Município de Santa Maria da Feira mantém um acompanhamento permanente da situação, com equipas no terreno e articulação permanente entre os diferentes serviços, a proteção civil, corporações de bombeiros e forças de segurança, estando em prontidão para dar resposta a eventuais ocorrências.

Em caso de emergência, deve ser contactado o 112 ou os Bombeiros Voluntários da área de residência. Para informações de segurança, está disponível a Linha 24h da Proteção Civil – 800 207 708.

 

Publicado a 1 de fevereiro de 2026