angle-left Santa Maria da Feira reforça cuidados de proximidade para pessoas com problemas de álcool

Santa Maria da Feira reforça a rede de apoio e cuidado personalizado, gratuito e confidencial às pessoas que recuperam de um problema ligado ao álcool ou a outras substâncias aditivas. A dependência de álcool em Portugal aumentou quase 50% na última década e apesar de a maioria das pessoas continuar a ser do sexo masculino (80%), regista-se um aumento do consumo nas mulheres e nos jovens, segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde.

Complementar ao tratamento hospitalar e focado na fase mais importante da recuperação - o regresso à vida quotidiana após internamento - o programa Amplifica-Te é a resposta de primeira linha que promove sobretudo a reabilitação emocional e social através de apoio psicológico, reuniões de autoajuda e oficinas terapêuticas semanais: manualidades, musicoterapia, animação sociocultural e aquisição de competências para procura de emprego.

Este programa é implementado em parceria com a associação Ser+Pessoa, IPSS que trabalha no território esta problemática há mais de 25 anos em colaboração com os serviços de atendimento e acompanhamento social e serviços de saúde. A equipa de intervenção integra 1 médica, 1 psicóloga, 1 assistente social e 1 terapeuta ocupacional.

Do total de 306 pessoas em acompanhamento pela Ser + Pessoa, 21 aceitaram o desafio de integrar o projeto, mantendo a abstinência. Atualmente, 14 pessoas têm acompanhamento psicológico regular e frequentam oficinas de competências pessoais e sociais, oficinas de saúde e bem-estar e desenvolvimento de competências de empregabilidade.

A faixa etária mais afetada situa-se entre os 55 e os 65 anos (com consumos excessivos e dependência ao longo de vários anos). Considerada crónica, esta doença não tem cura, mas tem tratamento, a manutenção da abstinência alcoólica é possível, tal como a recuperação do estado de saúde física e mental, a alegria e a qualidade de vida.

Em 2024 o projeto será alargado a todas as freguesias do concelho.

Amplifica-Te é operacionalizado pela associação Ser+Pessoa e integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

Publicado a 7 de maio de 2024.