angle-left Projeto de reabilitação da muralha e Paço do Castelo da Feira aprovado

Dada a necessidade urgente de conter a ruína do Paço do Castelo e evitar a derrocada de determinados setores da muralha, a Câmara aprovou em sede municipal um projeto de consolidação estrutural do Monumento Nacional.

Considerando a intenção do Município de Santa Maria da Feira, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira de reabilitar a muralha e a ruína do Paço do Castelo de Santa Maria da Feira, o projeto de consolidação estrutural do Monumento Nacional foi aprovado na reunião de Câmara de segunda-feira, 14 de dezembro.

O projeto responde a uma necessidade urgente, comprovada pela análise e identificação de movimentos estruturais e fissuras de dimensão considerável no ex-libris feirense, de conter a ruína do Paço e evitar a derrocada de determinados setores da muralha. Simultaneamente, constitui uma oportunidade de promover a investigação e valorização do conhecimento acerca da evolução daquelas estruturas e da natureza e sequência de ocupação histórica dos espaços adjacentes.

A estimativa orçamental para a obra situa-se nos 580 mil euros, incluindo trabalhos como intervenções na muralha sudoeste e nas ruínas do palácio, limpeza geral, correção de fissuras, entre muitos outros necessários à concretização do projeto de consolidação estrutural e reabilitação da muralha e ruína do Paço do Castelo de Santa Maria da Feira.

Publicado a 16.12.2020