
A Escola de Vendas Novas, em Fiães, Santa Maria da Feira, recebeu hoje a entrega do primeiro exemplar de O Sonho de Perlim, o segundo livro da coleção infantil inspirada no universo mágico de Perlim. A sessão contou com a intervenção de Paulo Sérgio Pais, diretor executivo da Feira Viva, e teve na presença da Fada Piri um dos momentos mais especiais para as crianças do ensino pré-escolar, que receberam com entusiasmo a emblemática personagem.
A iniciativa reforça a aposta de Perlim na educação através da fantasia, promovendo o contacto com os livros e estimulando a imaginação desde a infância. Para Paulo Sérgio Pais, esta ligação entre magia e aprendizagem é uma dimensão importante do projeto: “Queremos que Perlim seja muito mais do que uma experiência de Natal. Através destas histórias, procuramos despertar a curiosidade das crianças, incentivar o gosto pela leitura e mostrar que também se aprende a sonhar, a imaginar e a descobrir o mundo de forma lúdica.”
Com texto de Clara Guedes Pinto e ilustrações de Raquel Pinheiro, O Sonho de Perlim acompanha a tentativa da Fada Piri de concretizar o sonho da Rainha do Vale da Neve, aparentemente impossível, com a ajuda do Pai Natal. Uma história sobre esperança, empatia e perseverança, que convida os leitores a acreditar na força dos seus sonhos.
Clara Guedes Pinto sublinha também a importância de aproximar os adultos do universo emocional das crianças: “Esta história aborda as preocupações atuais dos mais novos, e é sobre elas que gostaria de chamar a atenção dos adultos também. Ler com as crianças é também escutá-las. E, muitas vezes, é nos sonhos delas que encontramos aquilo que precisam que levemos a sério.”
Com uma primeira tiragem de três mil exemplares, o livro está disponível desde 16 de outubro na Loja Vila da Feira. A distribuição nacional é assegurada através dos pontos de venda da Areal Editores.
No âmbito desta iniciativa, todas as escolas do concelho irão receber gratuitamente um exemplar para integrar as respetivas bibliotecas, proporcionando às crianças a oportunidade de descobrir ou revisitar esta história através da leitura.
Com esta publicação, a Feira Viva dá continuidade à valorização da identidade deste projeto, aliando fantasia, criatividade e conteúdos educativos. Enquanto maior parque temático de Natal da Península Ibérica, Perlim afirma-se também como uma iniciativa que ultrapassa a dimensão do evento natalício, promovendo o contacto com a leitura e levando o seu imaginário a novos contextos de aprendizagem.
Publicado a 22 de outubro de 2026.