angle-left Há mais visitantes nos Banhos de S. Jorge e maior procura de massagens revigorantes

Os Banhos de S. Jorge, o espaço mais relaxante da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, registam mais visitantes nesta edição, comparativamente como período homólogo do ano anterior, e uma maior procura de massagens revigorantes, que complementam o circuito de banho pulverizado nas pernas, chá, repouso e concerto de harpa. Este ano, a experiência é reforçada com um percurso sensorial pela Quinta do Castelo, beneficiando ainda de maior fluidez e menor tempo de espera, sem beliscar a qualidade do serviço prestado.

Dinamizada pelas Termas de S. Jorge, esta área temática da Viagem Medieval destaca-se pela beleza de todo o espaço e pelo ambiente fresco e relaxante criado à volta do lago e da gruta, onde o visitante é convidado a repousar, a usufruir dos momentos musicais e performativos, e a completar a experiência com unguentos – massagens – de várias tipologias:  infantil, pernas cansadas, costas doridas, ombros de guerreiro, rosto de princesa e massagem completa (Corpus Sanus).

Há muitos estreantes nesta edição, que vêm conhecer e usufruir dos Banhos de S. Jorge por sugestão de amigos já fidelizados, repetentes há vários anos, que não dispensam uma passagem por este recanto da Viagem Medieval, onde criam memórias únicas em cada edição, na certeza de um regresso no ano seguinte. Os Banhos de São Jorge são também uma espécie de “sanatório” da Viagem Medieval, onde muitos dos que trabalham no evento procuram recuperar energia e retemperar forças com recurso a repouso e massagens, depois de intensas jornadas no palco ou nos bastidores.

Refira-se que os Banhos de S. Jorge estão a funcionar em paralelo com as Termas de S. Jorge, sediadas na freguesia de Caldas de S, Jorge, sendo este mais um importante meio de promoção e divulgação dos tratamentos disponibilizados pelo balneário termal ao longo de todo o ano, junto de um público cada vez mais interessado neste tipo de terapêuticas.

Os Banhos de S. Jorge tiveram a sua primeira edição em 2007, num recanto junto ao Castelo, e passaram a ocupar a envolvente o lago e da gruta da Quinta do Castelo em 2008, onde permanecem até hoje.

Este é um espaço repleto de estórias e de memórias, procurado por visitantes de todas as idades, que fazem questão de deixar elogiosas mensagens de reconhecimento e de agradecimento em livros de honra que esgotam e traduzem o grau de satisfação de quem tem o privilégio de desfrutar deste espaço diferenciador na Viagem Medieval.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria decorre até 10 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, recriando episódios do reinado de D. Afonso V e dedicando particular atenção à criação do Condado da Feira.

Publicado a 08 de agosto de 2025