angle-left Cantinho da Fogaceira abre portas mais cedo com mais vestidos e sapatos para empréstimo

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira reforçou a reserva de vestidos e sapatos brancos para empréstimo às meninas que participam na Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, feriado municipal. Pela primeira vez em nove anos de projeto, o Cantinho da Fogaceira, espaço que acolhe centenas de trajes uniformizados, vai abrir portas em dezembro, entre os dias 18 e 21, permitindo rentabilizar o período de pausa letiva para a preparação  atempada de todos os elementos necessários à participação das fogaceiras na mais emblemática festividade do concelho.

O Município adquiriu recentemente 75 novos vestidos e 130 pares de sapatos feitos por encomenda, que vão juntar-se aos já existentes, perfazendo uma reserva total de 300 pares de calçado e 300 vestidos, que darão resposta a grande parte das necessidades das meninas inscritas. No entanto, a cobertura integral de necessidades será sempre difícil de alcançar, uma vez que varia de ano para ano a estatura das meninas fogaceiras inscritas.

Recorde-se que o Cantinho da Fogaceira foi criado pela autarquia feirense em 2015, com o intuito de uniformizar, de forma gradual, o traje das fogaceiras, meninas que transportam a fogaça à cabeça no Cortejo Cívico e na Procissão de 20 de janeiro, perante o olhar curioso de fiéis e visitantes que enchem as ruas do centro histórico.

Para além do vestido, sapatos e luvas integralmente brancos, este espaço também disponibiliza casacos de lã tricotados à mão por voluntárias do projeto comunitário Ponto Fogaça que, desde 2023, já produziram 181 peças artesanais, número que deverá aumentar de forma expressiva até meados de janeiro do próximo ano.

Para uma maior organização e fluidez na resposta às necessidades das meninas inscritas, o Cantinho da Fogaceira vai receber cada uma das fogaceiras pela ordem de inscrição, permitindo o atendimento personalizado que todas merecem e com a tranquilidade necessária para a prova do traje e partilha de informação e recomendações, pelo que é fundamental o cumprimento dos horários definidos.

Recorde-se que, no dia 25 de novembro último, a Câmara Municipal abriu as inscrições às 20h00 para 280 meninas fogaceiras, que esgotaram em menos de uma hora, num acontecimento sem precedentes. Passavam apenas 28 minutos da abertura quando foi atingido o limite das 250 inscrições efetivas e, às 20h56, estavam completas as 280, incluindo a bolsa de 30 suplentes.

Considerando a procura crescente e o elevado número de pedidos de participação em lista de espera, a organização apela à sensibilidade das famílias das meninas inscritas para que, caso não possam comparecer no dia 20 de janeiro, permitam que outras tenham a oportunidade de usufruir desta vivência identitária e enriquecedora, informando de imediato a equipa responsável, através do email cantinho.fogaceira@cm-feira.pt.

Com 520 anos de história, a Festa das Fogaceiras é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira desde 1754, por ordem do Infante D. Pedro, que mandou que a Autarquia promovesse e custeasse a festividade desde então.

Em 2025, a Câmara Municipal celebra as Fogaceiras no Mundo, homenageando as comunidades portuguesas que recriam esta tradição secular na diáspora – na África do Sul (Pretória), no Brasil (Rio de Janeiro) e na Venezuela (Caracas).

 

Publicado a 09 de dezembro de 2024