angle-left Campanha de vacinação de cães no concelho

Entre 14 de junho e 29 de setembro, decorre a Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica de cães, que vai percorrer todo o território feirense. Ao longo de três meses (junho, julho e setembro), o Centro Veterinário Municipal de Santa Maria da Feira (CVM Feira) vai realizar 43 concentrações. Por decisão da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, esta campanha destina-se exclusivamente a cães e a vacina será administrada apenas a animais com microchip.

É no dia 14 de junho que arranca a Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica de cães, com duas concentrações em Santa Maria da Feira: a primeira junto ao quiosque do Rossio (09h30) e a segunda junto ao Centro Paroquial da Remolha (11h00).

Ainda em junho, a equipa do CMV Feira estará em Sanguedo (dia 16), Fornos e Mosteirô (dia 19), Caldas de S. Jorge (dia 21) e Lourosa (dia 23). A campanha prosseguirá em julho e setembro noutras freguesias do território.

O calendário completo das concentrações encontra-se disponível online, no site da Câmara Municipal e no Instagram do CVM Feira, sendo que as datas e os locais definidos poderão sofrer alterações.

Refira-se que, apesar da vacina conferir uma imunidade de três anos, mantém-se a obrigatoriedade do registo da licença anual nas juntas de freguesia.

No momento da vacinação e/ou colocação da identificação eletrónica, os donos dos cães deverão fornecer os dados solicitados para efeitos de preenchimento do respetivo recibo e/ou ficha de microchip: nome completo, morada, número de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, Número de Identificação Fiscal e contacto telefónico.

A vacina da raiva, que confere imunidade por três anos, tem um custo de 10 euros; a colocação de microchip e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia tem o valor de 2,5 euros; e o boletim sanitário custa 1 euro, valores que se mantêm inalterados desde 2020.

Para mais esclarecimentos sobre esta campanha, os interessados devem contactar o Centro Veterinário Municipal de Santa Maria da Feira, através do telefone 256 370 800 ou do email veterinario.municipal@cm-feira.pt.

Publicado a 11.05.2023