angle-left Câmara da Feira termina Alerta Municipal e mantém medidas preventivas

O Alerta Municipal em vigor termina às 23h59 de 13 de fevereiro, não sendo prorrogado, na sequência da avaliação técnica do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e dos restantes agentes de proteção civil do concelho, tendo em conta a melhoria das condições meteorológicas prevista a partir de 14 de fevereiro.

Ativado a 31 de janeiro, na sequência das sucessivas depressões que afetaram o país, o Alerta Municipal foi sendo prorrogado em função da evolução do estado do tempo e da necessidade de uma resposta pronta e coordenada no terreno.

Apesar do término do Alerta Municipal, mantêm-se todas as medidas preventivas já divulgadas, incluindo a interdição dos passadiços e o encerramento dos parques infantis do concelho, uma vez que, apesar do desagravamento das condições meteorológicas, as bacias hidrográficas permanecem em carga e os solos continuam saturados, mantendo-se riscos associados.

Relativamente às festividades de Carnaval nas diferentes freguesias, existem condições para a sua realização, devendo ser reforçadas as medidas de prevenção, com avaliações de risco nos percursos dos cortejos, locais de maior concentração de público e zonas de estacionamento, em articulação com as forças de segurança. É desaconselhada a colocação de equipamentos de som e luz em árvores ou postes.

Face à imprevisibilidade sempre associada a fenómenos meteorológicos adversos, poderão, a qualquer momento, ser emitidas novas orientações ou determinações, incluindo o eventual cancelamento de atividades, caso se verifiquem alterações significativas nas condições de segurança. Mantém-se a articulação permanente entre juntas de freguesia, entidades organizadoras e serviços municipais. 

O Município manterá o acompanhamento da situação, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, apelando à prudência da população e ao respeito pela sinalização e indicações da Proteção Civil.

Em caso de emergência ligue 112 ou contacte os bombeiros da sua área de residência. Linha de Segurança 24h Proteção Civil: 800 207 708

 

Publicado a 13 de fevereiro de 2026