angle-left Câmara apoia projetos na área da juventude

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai apoiar projetos na área da juventude, ao abrigo do Programa de Apoio e Incentivo Juvenil (PIJ), cujo período de candidaturas decorre entre 1 e 30 de abril. Associações juvenis e de caráter juvenil, associações de estudantes, grupos informais de jovens e jovens a título individual terão disponíveis 35 mil euros para pôr em prática os seus projetos.

O Programa de Apoio e Incentivo Juvenil contempla duas medidas, uma destinada a atividades regulares e outra a atividades pontuais, ambas com o propósito de apoiar e robustecer o trabalho com os jovens, e fortalecer as organizações de juventude e o seu papel na inclusão, participação e educação não formal.

A Medida 1 – Atividades Regulares visa a atribuição de um apoio financeiro às candidaturas aprovadas para o desenvolvimento de projetos de caráter regular e continuado no âmbito de planos anuais de atividades, com o mínimo de três ações concretizadas. O apoio a atribuir corresponde a metade do orçamento do projeto, até um limite máximo de 2500 euros.

A Medida 2 – Atividades Pontuais contempla a atribuição de um apoio financeiro às candidaturas aprovadas para o desenvolvimento de projetos específicos, de caráter pontual, suportados na sua totalidade, até um limite máximo de 1000 euros.

Na sua segunda edição, o Programa de Apoio e Incentivo Juvenil valorizará os projetos que dinamizem temas associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com enfoque nas áreas da saúde mental e bem-estar, europa verde e sustentável, trabalho de qualidade para todos, e espaço e participação para todos.

Criado em 2023 para garantir um apoio efetivo às organizações de juventude do concelho de Santa Maria da Feira, o PIJ visa incentivar a criação de uma programação regular e posterior avaliação das ações desenvolvidas, potenciando o dinamismo, empreendedorismo e capacidade de intervenção dos jovens feirenses.

Este programa assume particular relevância num território reconhecido pela dinâmica e vitalidade do seu tecido associativo que, através de uma participação forte, empreendedora e criativa, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento integrado das suas comunidades.

O Município de Santa Maria da Feira defende o acesso universal dos jovens às diferentes etapas dos processos de tomada de decisão, independentemente dos contextos de origem, género, nível de ensino e meios socioeconómicos, pelo que se torna fundamental valorizar e apoiar projetos locais, desenvolvidos na área da juventude.

O regulamento de participação do PIJ está disponível neste portal, no separador da Juventude, onde constam os tipos de apoio, destinatários, métodos de apresentação das candidaturas, prazos e critérios de avaliação.

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados devem contactar o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através do telefone 256 370 887 ou email juventude@cm-feira.pt.

Publicado a 26 de março de 2024