angle-left Bootcamp “Capacitação para Cuidadores de Pessoas Idosas” muito participado

A primeira edição do bootcamp “Capacitação para Cuidadores de Pessoas Idosas” acolheu mais de 20 candidatas e candidatos a um emprego na área, em instituições ou em regime de apoio domiciliário. Tendo em conta as necessidades de recursos humanos identificadas no concelho, as IPSS e o Município de Santa Maria da Feira construíram um programa (abrangente) com a ALPE/Casa dos Choupos que incluiu sessões sobre ética e sigilo profissional, processo de envelhecimento, saúde da pessoa idosa, gestão emocional do cuidado e competências transversais e comunicacionais. Foram ainda dinamizadas sessões de mindfulness, de automotivação e promotoras da eficácia na prestação de cuidados aos idosos.

Com uma equipa de dinamizadores qualificada e experiente no domínio da prestação de cuidados, este encontro culminou com a apresentação de cada candidato a uma plateia de potenciais empregadores com vista à participação no Open Day organizado pelas instituições presentes: Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, Centro Social de Paços de Brandão, Centro Social Dr. Crispim Teixeira de Borges, Centro Social de Gião, Centro Social Padre José Coelho (Fiães), Centro Social de S. Tiago (Lobão), Centro Social Paroquial Argoncilhe, Centro Social de Lourosa, Centro Social São Cristóvão e Verde Filosófico - "Sweet Hope".

Fernanda Prazeres, 54 anos, desempregada, inscreveu-se para “reforçar competências e ampliar conhecimentos como cuidadora”. E acrescenta: “saber tratar de doentes acamados e responder com competência e paciência, foram momentos importantes para mim durante este encontro; saber comunicar com um idoso que só comunica através do olhar, é um grande desafio!”.

Esta ação insere-se na operação Acelera-Te da Casa dos Choupos e tem como principais objetivos a promoção da empregabilidade ajustada às realidades e dinâmicas locais, a valorização e ampliação de competências e a promoção e qualificação dos recursos e parcerias institucionais para a inclusão e a inovação social.

ACELERA-TE é operacionalizada pela Casa dos Choupos e integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.

Publicado a 11 de junho de 2024.