angle-left Apresentação de livro do urbanista Costa Lobo

O livro “Fundamentos do Planeamento Regional e Urbano”, do urbanista Manuel Costa Lobo, vai ser apresentado no dia 30 de maio, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Trata-se de uma reedição revista, aumentada e comentada da obra “Planeamento Regional e Urbano”, publicada pela IST Press, a editora universitária do Instituto Superior Técnico.

O livro aborda os principais conceitos, temas e problemas do planeamento regional e urbano, além de equacionar soluções e apresentar exercícios de aplicação e aferição de conhecimentos. É também uma relevante introdução aos fundamentos deste domínio do saber e um manual de boas práticas, além de proporcionar uma reflexão crítica sobre as principais questões que o tema suscita.

Esta nova edição inclui uma dezena de novos capítulos que o autor, falecido em maio de 2013 aos 84 anos, deixou escritos, bem como comentários dos docentes da área disciplinar de Planeamento, Urbanismo e Ambiente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que atualizam e acrescentam novos temas e perspetivas.

O livro constitui um tributo à ação e dedicação do autor e, tal como a versão anterior, acompanhará gerações de alunos, professores e profissionais do urbanismo e de outras áreas do conhecimento, designadamente arquitetura, geografia, direito, história e sociologia, refletindo a visão humanista tão característica do autor.

A nova edição inclui comentários de Fernandes Nunes da Silva, Jorge Gonçalves, Isabel Loupa Ramos, Maria do Rosário Partidário, Ana Morais de Sá, Jorge Baptista e Silva, João Abreu e Silva, António Salvador M. Ricardo da Costa, Beatriz Condessa, Joana Castro e Almeida, e José Antunes Ferreira.

A apresentação do livro na biblioteca municipal feirense é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira – com a qual o urbanista Manuel Costa Lobo colaborou durante vários anos na área do Planeamento e Urbanismo, como coordenador do PDM 2015 – em parceria com o IST (Universidade de Lisboa), o CITTA FEUP/FCTUC e a SPTA (FEUP).

Publicado a 23.05.2023