Cultura

Nova oportunidade no circo contemporâneo para artistas e companhias nacionais


Até ao dia 3 de março, continua aberta a Chamada de Circo Contemporâneo Noite do Circo, abrindo-se mais uma oportunidade para a criação artística de artistas independentes e companhias nacionais. O artista circense português, João Paulo Santos, especialista em mastro chinês é o mentor deste projeto que resulta da parceria entre o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, e o Centro Cultural de Paredes de Coura, numa aposta conjunta na criação e circulação na área do circo contemporâneo.

Esta Chamada Aberta de Circo Contemporâneo desafia artistas e companhias nacionais a apresentar projetos direcionados ao público em geral. A criação artística selecionada será acompanhada em todo o seu processo criativo por João Paulo Santos, figura de relevo no mundo do circo contemporâneo, receberá uma retribuição financeira de apoio à criação e dois períodos de residência artística: um em Santa Maria da Feira e outro em Paredes de Coura.

O espetáculo de circo será apresentado em novembro, no Museu de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira, no âmbito da programação Fora de Portas do Cineteatro António Lamoso, e também no Centro Cultural de Paredes de Coura.

A escolha do Museu de Lamas para o que virá a ser um fim-de-semana de novembro dedicado ao circo contemporâneo prende-se com a aposta da Câmara Municipal numa programação descentralizada, levando a arte circense a outros públicos e a outros espaços culturais.

A cocriação artística terá ainda a possibilidade de integrar a programação de 2025 de dois festivais de referência nacional e internacional: Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira e O Mundo ao Contrário de Paredes de Coura.

Esta cocriação integra a rede de programação internacional de La Nuit du Cirque.

 

Publicado a 26 de fevereiro de 2024