Cultura

Imaginarius convoca mulheres dos 16 aos 105 anos para criação artística coletiva com estreia no festival

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua convoca mulheres de Santa Maria da Feira, entre os 16 e os 105 anos, para uma criação artística coletiva de teatro-dança, que carrega o símbolo da irmandade, solidariedade, empoderamento e sensibilidade no feminino.

A franco-americana Léa Dant, diretora artística do projeto “De femme à FEMMES”, vai trabalhar com o grupo local desde o início da criação até à estreia, integrada na programação do festival Imaginarius, que acontece entre 23 e 26 de maio.

O que começou por ser um workshop de pequena escala em França, rapidamente se transformou num projeto de continuidade, que já percorreu vários países e envolveu vários grupos de mulheres em diferentes espaços urbanos, numa encruzilhada entre o poético e o político.

Em cada lugar por onde passa, Léa Dant, escritora, atriz e diretora de teatro, trabalha com grupos locais de mulheres de várias idades, com resultados sempre diferentes, baseados nas histórias, sentimentos e intuições de cada coletivo.

“De femme à FEMMES” celebra a libertação e a liberdade na sua dimensão mais íntima e dá às mulheres a oportunidade de se revelarem e inspirarem o público.

Do processo criativo faz parte uma série de conversas e workshops para criação de um grupo sólido, gerador de envolvimento e emoção, através de uma partilha íntima, que reflita algo maior e universal nas mulheres.

Esta performance destina-se a participantes entre os 16 e os 105 anos, abertas a partilhar os seus sentimentos, desafios, alegrias e experiências com outras mulheres, explorando as valências do movimento e do teatro.

Uma vez que as ações a desenvolver são simples e realizadas em grupo, não é necessária experiência artística, mas é fundamental que as participantes estejam inteiramente disponíveis ao longo de todo o processo.

Para participar, as interessadas devem enviar, entre 8 de fevereiro e 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um email para program@imaginarius.pt, identificado com o assunto “De femme à FEMMES” e carta de apresentação/motivação que sintetize o que entende ser mulher e o porquê de querer participar.

A performance será apresentada nos dias 23 (ensaio aberto), 24 e 25 de maio, sempre às 18h30, na Praça da República, junto à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, lugar repleto de história e de memórias, palco de referência do festival Imaginarius.

Publicado a 05 de fevereiro de 2024