Cultura

Feira abre duas chamadas internacionais para projetos inspirados na gastronomia local


O património cultural e gastronómico do território feirense está na base de duas chamadas internacionais lançadas pelo Município, no âmbito do projeto temperART, integrado no programa Santa Maria da Feira Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO. O período de candidaturas decorre até 8 de março.

Dirigidas a artistas, chefs, empreendedores tecnológicos e companhias, as chamadas visam selecionar e apoiar duas criações em residência, que promovam cruzamentos originais entre a gastronomia, o circo contemporâneo e as media arts, ambas com estreia marcada para 2025.

Aberta a agentes culturais, criativos e da gastronomia, a chamada ‘Circo Contemporâneo’ pretende apoiar um projeto que agregue valor ao património cultural e gastronómico de Santa Maria da Feira, entrecruzando, de forma original, a gastronomia e o circo contemporâneo.

Este será um projeto para criação em residência no Imaginarius Centro de Criação (ICC), em Santa Maria da Feira, espaço dedicado à promoção da criação artística contemporânea, e posterior apresentação no âmbito do Imaginarius – Festival internacional de Teatro de Rua, em 2025, edição dedicada ao tema Progresso.

As propostas deverão ser concebidas para apresentação no espaço público, sendo valorizada a criação site-specific para o centro histórico de Santa Maria da Feira, espaços não convencionais ou equipamentos culturais dentro do perímetro do festival.

Quanto à chamada ‘Media Arts’, visa o desenvolvimento de uma criação contemporânea de realidade virtual e/ou aumentada, Bio Art, robótica ou outras, entrecruzadas com a gastronomia, através de residências no ICC e no gnration, em Braga, espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre a arte e a tecnologia.

O projeto selecionado será apresentado no âmbito da conferência internacional FOOD 4 Thought, a realizar no território feirense, entre 2 e 4 de abril de 2025. Durante três dias, representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo vão reunir-se em Santa Maria da Feira para dialogar sobre o papel da cultura e da criatividade nas dicotomias do património gastronómico local/global, conservação, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento.

Na análise das candidaturas relativas a ambas as chamadas internacionais, o júri valorizará a inovação no entrecruzamento e diálogo entre cada uma das disciplinas artísticas e a gastronomia, bem como a naturalidade ou residência dos candidatos em territórios da rede de cidades criativas UNESCO, a idade até 35 anos, bem como três anos de experiência comprovada nas áreas a concurso.

A cada projeto selecionado será atribuído um apoio financeiro num valor máximo de 16 mil euros.

As candidaturas deverão ser submetidas até 8 de março. As normas e formulários encontram-se disponíveis em www.imaginarius.pt/chamadas/temperart/. Os resultados serão anunciados no dia 22 de abril.

Recorde-se que o temperART, projeto que deriva do programa Santa Maria da Feira Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO, visa a promoção do diálogo e entrecruzamento da gastronomia com as artes performativas, digitais, media arts, robótica e tecnologias.

 

Publicado a 30 de janeiro de 2023