Município

Feira junta-se a nove cidades europeias para melhorar mobilidade nos dez territórios

O mês de janeiro marca o arranque da segunda fase do projeto europeu de desenvolvimento sustentável URBACT Beyond the Urban, que reúne dez parceiros europeus, entre eles o município feirense. Desde junho de 2023 que as cidades de Barcelona (Espanha), Santa Maria da Feira e Machico (Portugal), Bucareste (Roménia), Hradec Kralove (República Checa), Tartu (Eslovénia), Szabolcs (Hungria), Kocani (Macedónia), Trevisio (Itália) e Bram (França) partilham experiências e conhecimento em torno dos desafios da mobilidade, e desenham planos de ação estratégicos para implementar nos respetivos territórios.

Até dezembro de 2025, as dez cidades que integram este projeto, liderado pelo parceiro espanhol Creacció, de Vic/Osona, em Barcelona, vão esmiuçar questões estruturantes associadas à mobilidade, através de ações de capacitação e da partilha de boas práticas, procurando soluções inovadoras assentes em quatro pilares comuns: padrões diários de mobilidade dos cidadãos, cultura de comportamento, transporte intermodal e turismo.

Presente no primeiro encontro transnacional, realizado em Espanha no final de novembro passado, a equipa técnica do Município de Santa Maria da Feira participou ativamente em ações de networking e workshops, que favoreceram a discussão do tema nas suas múltiplas dimensões, em particular a deslocação dos cidadãos dentro das cidades e nas zonas rurais, e a interligação entre ambas, para além de abordagens complementares às questões de género, análise de dados e padrões diários de mobilidade.

Empenhado em aprofundar desafios que persistem no território, o Município de Santa Maria da Feira continua a trabalhar para atenuar diferentes constrangimentos, nomeadamente a escassez de alternativas de transportes, sobretudo na ligação entre as principais áreas urbanas e as mais ruralizadas, que se traduz numa persistente dependência do carro particular.

O desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santa Maria da Feira e o foco em soluções inovadoras visam a redução da dependência do automóvel e a apresentação de alternativas concretas às populações mais distantes, apostando na integração de serviços de transporte público flexíveis e na promoção da utilização de transportes sustentáveis com baixas emissões de carbono.

Recorde-se que o URBACT é um programa europeu de aprendizagem e intercâmbio que promove o desenvolvimento urbano sustentável, capacitando as cidades para desenvolverem colaborativamente soluções para enfrentar os grandes desafios urbanos.

Nesta sua quarta edição, o URBACT integra 29 países, 550 cidades e sete mil profissionais que participam ativamente e ajudam as cidades a desenvolver e a partilhar soluções práticas inovadoras e sustentáveis, que integram as dimensões económica, social e ambiental.

O projeto Beyond the Urban é financiado em 80% pelo FEDER/URBACT.

Publicado a 10 de janeiro de 2024