Juventude

Gonçalo Pinto eleito Jovem Autarca 2023/2024

Uma noite de vitórias, de conquistas, de passagem de testemunhos, de alegria e de algum saudosismo.

Foi assim esta quarta-feira à noite, na Biblioteca Municipal, durante a cerimónia de Tomada de Posse do Jovem Autarca 2023/2024, um mandato marcante que agora se inicia e que celebra a 10ª edição deste projeto de cidadania ativa e democracia participativa.

Gonçalo Pinto, 15 anos, natural de S. João de Ver e estudante na Escola Secundária de Santa Maria da Feira foi eleito Jovem Autarca com 660 votos de jovens do território. Inês Lopes é a primeira vereadora, recebendo 635 votos, e terá o poder de representação do Jovem Autarca. O segundo vereador é Domingos Lopes, a escolha de 501 jovens.

Os 18 jovens que se apresentaram a eleições vão integrar a equipa desta 10ª edição. Um número redondo que mereceu a atenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Não lhe sendo possível estar presente, enviou uma mensagem para ser lida durante a cerimónia.

Presidente da Câmara Municipal | Emídio Sousa: “Sinto-me verdadeiramente orgulhoso por constatar que no Município que lidero “crescem” jovens ativos, informados, preocupados com o que os rodeia, com vontade de participar nas decisões políticas do concelho, de se fazerem ouvir, de concretizarem projetos e quererem agarrar o Futuro nas suas mãos”.

Presidente da Assembleia Municipal | Cristina Tenreiro: “Neste caminho desafiador que hoje iniciam, lembrem-se de ouvir, aprender e, acima de tudo, representar aqueles que confiaram em vós. A verdadeira liderança está na capacidade de unir, de inspirar e de fazer a diferença na vida das pessoas.

No final do mandato, serão cidadãos mais ativos, mais conscientes, informados e preparados para os constantes desafios e exigências que a sociedade atual nos impõe”.Presidente da República | Marcelo Rebelo de Sousa (mensagem escrita enviada): “O Projeto Jovem Autarca foi verdadeiramente uma inovação há 10 anos quando foi criado e inspirou outros municípios ao longo do tempo a fazer iniciativas parecidas. Felicito o município de Santa Maria da Feira por isso. Um projeto que tinha e continua a ter um propósito muito importante: trazer os jovens para dentro das instituições democráticas”.

Publicado a 15 de dezembro de 2023