Município

Primeiro ‘bebé Perlim’ nasceu a 25 de novembro e já recebeu passe de acesso vitalício ao evento

Theo Miler Carvalho é o primeiro bebé nascido no Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, no período de Perlim e já recebeu o passe de acesso vitalício ao parque temático de Natal. O pequeno Theo veio ao mundo mais cedo do que o previsto, mas está de boa saúde. Nasceu às 37 semanas, precisamente no dia da abertura do evento, 25 de novembro, às 19h59, no Núcleo de Partos do hospital feirense.

Tal como Theo, todos os bebés nascidos no Hospital de S. Sebastião durante Perlim recebem um passe de acesso vitalício ao evento e um kit com experiências de bem-estar, proporcionadas pelo HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, no âmbito do projeto de envolvimento ‘Criar Raízes’.

“Uma iniciativa muito bonita”, considerou Luana Miler, de 32 anos, mãe de primeira viagem, que conta levar o filho Theo a Perlim já na próxima edição.

“Com ações como esta, estamos a humanizar os cuidados e a valorizar o serviço que prestamos”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), Miguel Paiva.

“É bom sentir este calor humano e esta comunhão de objetivos entre o Hospital de S. Sebastião, o Serviço Nacional de Saúde e a comunidade, aqui representada pelo Município”, reforçou o responsável, lembrando que o hospital feirense completa 25 anos em janeiro de 2024.

“Estas crianças vão ficar para sempre ligadas a Santa Maria da Feira, a terra onde nasceram e onde acontecem coisas tão bonitas como Perlim”, reforçou o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.

Emídio Sousa não tem dúvidas do impacto positivo e da empatia que esta iniciativa tem nas equipas hospitalares e nos utentes do CHEDV, nos visitantes de Perlim e na sociedade civil, reiterando a importância de reforçar o sentimento de identidade e pertença dos mais novos pelos eventos e pelo património de Santa Maria da Feira, mas sobretudo pela terra que os viu nascer.

Depois de uma visita ao Núcleo de Partos e à Maternidade do Hospital de S. Sebastião, realizada na manhã de 27 de novembro, as personagens principais de Perlim distribuíram abraços pelas crianças internadas na Pediatria e receberam sorrisos gratificantes.

Recorde-se que, em outubro passado, o Município de Santa Maria da Feira e o CHEDV renovaram a parceria 'Criar Raízes’, iniciada em 2022. Para além do cartão de acesso gratuito vitalício ao parque temático de Natal, todos os nascidos entre 25 de novembro e 30 de dezembro de 2023 recebem um voucher de acesso a uma aula experimental de natação para bebés.

As mães são presenteadas com uma avaliação de fisioterapia pós-parto, centrada na postura, respiração, diástase, pavimento pélvico e cicatriz (cesariana ou episiotomia), com vista à prescrição do tratamento mais adequado para cada situação, bem como uma sessão de fisioterapia e uma aula de pilates clínico. Quanto aos pais, recebem uma entrada gratuita num dos três HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais (Feira, Fiães e Lourosa) para ginásio ou aula de grupo à sua escolha.

Publicado a 29 de novembro de 2021