Município

Iluminação de Natal inspirada no “Sonho” chega à Avenida Sá Carneiro e Passionistas

É uma aposta sem precedentes do Município de Santa Maria da Feira na iluminação de Natal e faz parte de uma estratégia integrada de posicionamento do território enquanto destino turístico de excelência na quadra natalícia. Resultado de um concurso internacional de conceção de ideias para três anos, o projeto desenhado para 2023 será inteiramente inspirado no tema “Sonho” e vai chegar a novos pontos da sede do concelho, nomeadamente à Avenida Francisco Sá Carneiro e à urbanização dos Passionistas. Em 2024, a iluminação de Natal será dedicada à temática “Liberdade” e em 2025 vai inspirar-se no tema “Paz”.

A iluminação de Natal será inaugurada no dia 24 de novembro, pelas 21h00, aquando da chegada do Pai Natal à Praça da República, junto à Câmara Municipal, e em contagem decrescente para a abertura de Perlim. No coração do centro histórico, vai erguer-se uma imponente árvore de Natal repleta de luz, em forma de chapéu mágico, inspirada na magia do Castelo e da época natalícia. Também a música vai ecoar por instantes, com a emocionante Ópera Intermezzo, onde quatro cantores líricos interpretarão canções napolitanas e célebres árias de ópera inspiradas no Natal. Outro momento de relevo será a abertura da exposição coletiva "O Nosso Natal", criação comunitária composta por 600 iluminárias personalizadas por crianças e famílias do concelho, que dará uma nova vida à icónica Rua Direita e conduzirá o público ao Mercado de Natal, que abre portas na mesma noite.

Entre 24 de novembro e 7 de janeiro, estarão iluminadas pelo “Sonho” sete ruas e uma avenida da cidade-sede: Rua António Castro Corte Real; Rua dos Descobrimentos; Rua Dr. Roberto Alves; Rua Dr. Elísio de Castro; Rua das Fogaceiras; Rua Comendador Sá Couto; Rua Dr. Alfredo Valente da Silva Terra (Urbanização dos Passionistas); e Avenida Francisco Sá Carneiro. As luzes de Natal chegarão ainda a vários pontos de referência do território: Rotunda da Bola; Praça Gaspar Moreira; Alameda Dr. Roberto Vaz de Oliveira; Rotunda do Hospital; Arquivo Municipal; Percurso Urbano do Cáster; Castelo de Santa Maria da Feira; Largo de Camões – Rossio; Igreja Matriz e Museu Convento dos Loios; Praça da República (Câmara Municipal e Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira); Monumento ao Espírito Feirense (São João de Ver); e Termas de São Jorge (Caldas de S. Jorge).

“Este projeto foi meticulosamente concebido com base em princípios orientadores sólidos, com o propósito de valorizar o contexto arquitetónico dos locais emblemáticos, harmonizando a decoração com a beleza dos nossos edifícios. Além disso, adicionámos uma camada de significado e criatividade à iluminação, que será inteiramente dedicada ao "Sonho" nesta primeira edição do concurso internacional”, explica Gil Ferreira, vereador que tutela a pasta do Turismo, reiterando que “o grande objetivo é impulsionar o turismo no território durante a temporada festiva de Natal, criando um ambiente genuinamente acolhedor e atrativo, quer para os residentes quer para os visitantes”.

De referir que a equipa do projeto foi desafiada a prolongar a vida útil das decorações, incentivando a adaptação e a transformação das estruturas existentes, numa abordagem que reduz significativamente o desperdício de recursos e a produção de resíduos, e promove a eficiência no uso de materiais, alinhando-se com os princípios da economia circular e da sustentabilidade. Para além deste compromisso com a responsabilidade ambiental e a procura contínua de soluções inovadoras que beneficiam o meio ambiente, o Município de Santa Maria da Feira terá ainda em consideração a sustentabilidade energética, mantendo horários diferenciados para a iluminação ao longo de toda a quadra natalícia: de domingo a quinta-feira, das 17h00 às 22h00; às sextas-feiras e sábados, das 17h00 às 00h00, em todas as áreas abrangidas.

O projeto de iluminação de Natal de 2023 representa um investimento de 153.750,00 euros, registando um acréscimo de 26,9% face a 2022, em virtude do seu alargamento a novos pontos do território.

Publicado a 06 de novembro de 2023