Município Economia

Luís Marques Mendes e Paulo Portas oradores confirmados no Bizfeira 2023

Luís Marques Mendes e Paulo Portas, dois dos mais reconhecidos comentadores políticos da atualidade televisiva são oradores convidados do Fórum Bizfeira, a conferência anual sobre economia que acontece, este ano, a 9 de novembro, entre as 14h30 e as 20h30, no Centro de Congressos do Europarque, com o tema “Empresas Procuram Pessoas”.

Semanalmente aos domingos, no mesmo horário, mas em canais de televisão distintos, comentam os mais diferentes temas da atualidade nacional e internacional, e no Fórum Bizfeira partilham o seu know how sobre “A importância da governança local no desenvolvimento integrado” (Luís Marques Mendes) e “Tendências em Portugal, na Europa e no Mundo” (Paulo Portas).

A estes reputados oradores juntam-se muitos outros, formando um painel experiente para abordar o tema que assombra o quotidiano de tantas empresas, a escassez de recursos humanos. Camilo Lourenço, jornalista de economia, Ricardo Costa, presidente da Associação Empresarial do Minho, e Isabel Cipriano, presidente da APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade são presenças já confirmadas e capacitadas para desconstruir algumas das principais temáticas a abordar durante a conferência: falta de recursos humanos, habitação, inteligência artificial e fiscalidade.

As empresas portuguesas têm vindo a enfrentar um problema grave de escassez de recursos humanos, colocando em risco a sua sustentabilidade e a competitividade do país. A dinâmica demográfica, o desencontro entre necessidades e competências, baixos salários, expectativas dos jovens e aumento do custo da habitação são alguns dos fatores que explicam as dificuldades das empresas em atrair e reter pessoas. Situações que urge ultrapassar, definindo estratégias e apontando caminhos para a sua resolução.

Num território como Santa Maria da Feira, com um forte dinamismo empresarial fomentado pelas mais de 16 000 empresas de quase todos os setores de atividade económica, o Fórum Bizfeira, dinamizado pela Câmara Municipal desde 2016, continua a ser um importante ponto de encontro e reencontro, de partilha de conhecimentos e experiências para empresários, associações empresariais, empreendedores, estudantes e todos os interessados na temática da economia.

"Empresas Procuram Pessoas" é o tema definido para esta edição do Bizfeira que pretende elevar o debate com importantes contributos para o futuro da economia portuguesa. A participação no Fórum Bizfeira é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Publicado a 13 de outubro de 2023