Cultura

Provas de admissão para novos músicos da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens


A Orquestra e Banda de Jovens de Santa Maria da Feira tem abertas, até 22 de outubro, as inscrições para provas públicas de admissão de novos elementos. A prioridade será dada aos jovens estudantes ou residentes no concelho, mas os candidatos de outras regiões também poderão apresentar candidatura e fazer provas, de acordo com os critérios definidos.

Para realização das provas públicas, os candidatos têm de ter, no mínimo, o 4º grau completo ou, excecionalmente, estarem referenciados pelos professores de instrumento através de carta de recomendação.

Os alunos inscritos poderão prestar provas para os naipes de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufónio, tuba, percussão, piano e harpa. Os candidatos que tocarem os respetivos pares – flauta e piccolo; oboé e corne inglês; clarinete, clarinete baixo e/requinte; e percussão: diferentes instrumentos – serão valorizados. Cada um apresentará uma peça até cinco minutos, podendo ser a solo, estudo ou peça, sem tocar com acompanhamento, bem como uma leitura à primeira vista. Na avaliação global das provas, o júri terá em conta critérios de natureza artística (máximo 80 pontos) e critérios de natureza administrativa (máximo de 20 pontos).

O prazo de inscrições termina às 23h59 do dia 22 de outubro, através do preenchimento de formulário disponível no site da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens, com submissão do currículo artístico, comprovativo de matrícula em escola de ensino vocacional de música ou frequência de banda filarmónica e, para os candidatos que não concluíram o 4º ano, carta de recomendação do professor de instrumento.

O preenchimento do formulário fora do prazo, a não submissão da documentação solicitada e a falta de comparência à prova de admissão ditarão a exclusão dos candidatos. Qualquer esclarecimento deverá ser solicitado através do email orquestrajovens@gmail.com, até dia 15 de outubro.

Com um percurso consolidado de 26 anos de atividade, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira é um projeto cultural e artístico reconhecido dentro e fora de portas, que cumpre relevantes objetivos de índole social, pedagógica e didática, com atual enfoque na educação para as artes.

Dirigida pelo maestro Paulo Martins desde 2004, a Orquestra e Banda distingue-se pelas experiências formativas e de palco que proporciona aos jovens executantes, que encontram neste coletivo uma oportunidade pouco comum de vivenciar a música de forma plena.

Com um vasto currículo de atuações no país e no estrangeiro, nomeadamente Espanha, Itália, Bulgária, França e Alemanha, e distinguida com vários prémios em certames nacionais e internacionais, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens é um projeto reconhecido, valorizado e apoiado pelo Ministério da Cultura e Município de Santa Maria da Feira.

 

Publicado a 26.09.2023