Cultura

Exposição “O Ofício da Solitude” apresenta obras de dez artistas plásticos portugueses

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira tem patente, até 29 de outubro, a exposição coletiva “O Ofício da Solitude”, com curadoria de Fernando Augusto Rocha. A mostra reúne obras de dez artistas plásticos portugueses, que integraram a primeira temporada da série de episódios com o mesmo nome, resultado de um conjunto de entrevistas conduzidas pelo músico Rui Reininho nos ateliês dos artistas.

São 20 as obras em exposição (escultura, desenho, ilustração e pintura) na galeria da biblioteca, com assinatura de Ana Aragão, Ana Maria Pintora, Daniel Africano, Fernando Gaspar, Filipa Godinho, Luís Fortunato Lima, Martinho Dias, Paulo Neves, Susana Chasse e Zulmiro de Carvalho, que revelam a técnica, o percurso e a filosofia de vida de cada um dos artistas, temas anteriormente abordados na série documental. “Agora surge a oportunidade do público sentir essa Arte diretamente, frente a frente com as criações dos artistas”, refere o realizador da série e curador da exposição, Fernando Augusto Rocha.

Refira-se que o projeto videográfico “O Ofício da Solitude” contou com o apoio do Município de Santa Maria da Feira, através de uma candidatura ao Programa de Apoio à Cultura (Medida 1.1 – Criação Local), “acabando por evidenciar uma inequívoca qualidade técnica e artística, plasmada na série documental de dez episódios dedicados a dez artistas plásticos portugueses”, sublinha o vereador da Cultura, Gil Ferreira, no catálogo da exposição.

“Depois de aqui termos acolhido e privado com os criadores de “O Ofício da Solitude”, é finalmente chegada a hora de acolhermos as suas criações, numa exposição temporária que é também uma homenagem à liberdade e libertação, ao reencontro e à redescoberta do universo de cada um de nós”, reforça Gil Ferreira, salientando que “foi um privilégio, mas sobretudo um gratificante exercício de enriquecimento cultural e artístico apoiar este projeto e acolher a sua estreia nesta Biblioteca.”

A exposição coletiva “O Ofício da Solitude – Vol. I” vai estar patente na galeria da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira até 29 de outubro, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 19h00, e, aos domingos, das 09h30 às 12h30. A entrada é livre.

Publicado a 19.09.2023