Marionetas de seis países no Fora dos Eixos

O Fora dos Eixos – Festival Internacional de Marionetas regressa a Santa Maria da Feira para a sua sexta edição, que terá como palco o Centro Cultural de Milheirós de Poiares. Ao longo de quatro dias (21 a 24 de setembro), companhias de seis países apresentam sete espetáculos para todas as idades, numa edição marcada pela nova vida deste certame, que reafirma a sua dimensão internacional e assume a freguesia milheiroense como residência fixa.

Ucrânia, Argentina, Espanha, Alemanha, Brasil e Portugal são seis os países representados nesta sexta edição do Fora dos Eixos, festival de marionetas lançado em março de 2018, no Cineteatro António Lamoso, no âmbito da programação “Santa Maria da Feira – V Capital da Cultura do Eixo Atlântico”.

Com cinco companhias internacionais e quatro portuguesas, o Fora dos Eixos 2023 prossegue a sua missão de “contar histórias, esboçar sorrisos, provocar gargalhadas e fazer chegar o mar aos nossos olhos”. São sete espetáculos para todas as idades, com técnicas variadas e diferentes formatos, do mais visível em palco ao teatro em miniatura, apresentado em sessões individuais de curta duração.

“Milheirós de Poiares tem um centro cultural com excelentes condições para acolher este evento, cuja programação pretendemos expandir para outros espaços desta freguesia acolhedora, cada vez mais procurada pelo seu património natural de excelência, em particular a praia fluvial e as áreas de lazer adjacentes”, sublinha Gil Ferreira, vereador da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, reiterando a importância de descentralizar a oferta cultural de Santa Maria da Feira, e de formar e atrair novos públicos.

Organizado pelo município feirense, o certame tem direção artística de Rui Sousa, único profissional de teatro de marionetas de fios com truques em Portugal, que nesta edição apresenta a exposição “Rui Sousa, Uma Exposição Suspensa por Fios”, dedicada exclusivamente às suas marionetas de fios, acervo de valor inestimável que já percorreu vários países do mundo.

A presença da refugiada ucraniana Daria Ivanova, presidente da UNIMA Ucrânia (União internacional da Marioneta), vinda diretamente da Alemanha para orientar o workshop “Vertep”, dedicado às marionetas tradicionais do seu país, bem como a estreia absoluta do novo espetáculo do marionetista, ator e fadista Luís Manhita, “Joaquim, uma História de (a)Mar, marcam a programação do festival, que apresenta ainda em estreia “O Príncipe com Orelhas de Burro”, pela companhia argentina Vero Storyteller.

Nesta edição, os marionetistas emprestam a alma aos seus bonecos para transmitir mensagens tão atuais como pertinentes para os diferentes públicos, nomeadamente o vício das tecnologias, os valores em torno da humanidade e da natureza, a importância do amor, respeito e fidelidade, o valor da dedicação a pequenas e grandes causas, a obsessão pela perfeição, e a importância das memórias e vivências de infância com os nossos avós.

Há sete espetáculos para assistir neste Fora dos Eixos: “Anton – O Rato do Circo” (Cia. Marimbondo, Alemanha e Portugal); “O Segredo do Rio” ((Fio D’Azeite, Portugal); “Desencajate” (Cintia Santa Cruz, Argentina); “Joaquim, Uma História de (a)Mar (Luís Manhita, Portugal); “Desconexión” (Títeres Alakrán, Espanha); “O Príncipe com Orelhas de Burro” (Vero Storyteller, Argentina); e “Barbacena” (Fábio Supérbi, Brasil).

Parte da programação do Fora dos Eixos é de acesso gratuito, nomeadamente a que acontece fora do auditório e as ações de mediação exclusivas para escolas e centros sociais. Os espetáculos no auditório têm um custo simbólico de 2,5 euros e os bilhetes encontram-se disponíveis na BOL.