Cultura

Imaginarius reforça verbas de apoio para concurso internacional Mais Imaginarius


Com um percurso consolidado no apoio e promoção de artistas emergentes, o Mais Imaginarius continua a dar palco a artistas e coletivos de todo o mundo, através de um concurso de criações artísticas pensadas para o espaço público. O período de candidaturas decorre até 7 de setembro e, nesta edição, o Município de Santa Maria da Feira, enquanto promotor do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, reforçou as bolsas de apoio à participação de artistas. Os projetos selecionados serão ainda premiados com uma residência artística e 5 000 euros.

No historial do Mais Imaginarius, constam já centenas de projetos de diferentes disciplinas artísticas e cruzamentos, com elevada qualidade, revelador da vontade dos artistas em ocupar o espaço público de Santa Maria da Feira. O Imaginarius assume-se, desde sempre, como uma montra privilegiada para as artes de rua e circo contemporâneo, considerada para muitos como uma oportunidade para desenvolver contactos privilegiados com programadores nacionais e internacionais.

Nesta edição, o Mais Imaginarius irá selecionar até 20 projetos que estarão em competição durante o festival Imaginarius, entre 23 e 26 de maio de 2024, privilegiando-se as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração de tecnologias e a participação, critérios transversais às diferentes disciplinas artísticas a concurso: Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção, Instalação, Novos Media, Graffiti, Magia e Multidisciplinar.

As candidaturas ao Mais Imaginarius, que terminam a 7 de setembro, serão selecionadas por uma comissão designada pela organização do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, com base na sua qualidade artística, criatividade, inovação, interação com o público e adequação ao tema principal da edição de 2024, Liberdade.

A organização do festival suporta a apresentação e participação dos artistas e companhias selecionadas para o Mais Imaginarius, através da atribuição de diferentes apoios, nomeadamente para deslocações – 600 euros para artistas e companhias da Península Ibérica e Portugal Insular, 1000 euros para artistas oriundos do resto da Europa e 1400 para companhias de fora da Europa –, alimentação e alojamento, entre outros apoios logísticos e de comunicação.

Todos os projetos artísticos admitidos são candidatos ao prémio final: realização de uma criação em residência a estrear na edição de 2025 do Imaginarius e 5 000 euros. Durante o festival, um júri, composto por elementos de reputação nacional e internacional, avaliará presencialmente cada uma das propostas artísticas.

As normas de participação e os formulários para as candidaturas estão disponíveis aqui. Qualquer dúvida ou esclarecimento deverá ser direcionado para a equipa do Imaginarius, através do email program@imaginarius.pt.

 

Publicado a 24.07.2023