Grandes eventos

Viagem Medieval conquista tempo e espaço, reforça programação e estreia videomapping

De 2 a 13 de agosto, o centro histórico de Santa Maria da Feira recua à Idade Média para uma viagem apaixonante ao reinado de D. João I, recriando acontecimentos épicos da História de Portugal. Na sua 26ª edição, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria conquista novos palcos e novas expressões artísticas, recupera espetáculos de grande intensidade e emoção, reforça o ambiente festivo em todo o recinto. São 12 dias de vivências e experiências únicas em torno de um contexto histórico riquíssimo, que remete para Aljubarrota, para a independência, expansão e sentido português.

A XXVI Viagem Medieval apresenta um horário mais alargado e um recinto mais amplo e reorganizado, que se estende pelo percurso urbano do Cáster. Os pórticos passam a abrir às 12h00, para que o público usufrua de mais horas da extensa programação, que integra 103 espetáculos diários.

Oito anos depois, os torneios medievais estão de regresso com três espetáculos diários na Liça (12h30, 17h00 e 22h30), ajustados aos diferentes públicos. Alunos que estudem ou residam no concelho, do 1º ciclo ao secundário, têm acesso gratuito à primeira sessão. No exterior da Liça, um Acampamento Hostil de castelhanos vai “provocar” os visitantes.

Pela primeira vez em 26 edições, a Viagem Medieval apresenta um espetáculo de videomapping, nas muralhas do Castelo da Feira (Para lá das Muralhas), com conteúdos inéditos exibidos em três sessões diárias (22h00, 23h00 e 00h00). No interior do monumento (Castelo D’el Rei), fazem-se visitas guiadas com uma nova abordagem, centrada em conteúdos interativos (das 12h30 às 22h00).

O Salão Nobre da Câmara Municipal estreia-se como palco da Viagem Medieval, onde serão recriadas as icónicas Cortes de Coimbra no espetáculo Um Rei para um Reino, apresentado em cinco sessões diárias (14h00, 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00).

Diariamente, às 20h00, quando repicarem os sinos da Igreja Matriz, haverá Folguedo na Praça, com todas as praças do recinto convertidas num baile coletivo inédito, onde o público será convidado a dançar ao som de música medieval festiva. No claustro do Convento e Igreja Matriz, o novo espetáculo Ecos Gregorianos convida à introspeção e meditação, num ambiente intimista, onde cerca de meia centena de “monges” vão entoar canto sacro gregoriano (22h00).

O espetáculo de grande formato da tarde (As Bodas Reais) passa a ter duas sessões (16h00 e 18h00), mantendo-se os horários habituais dos restantes grandes formatos, com temáticas e enredos ajustados ao contexto histórico desta edição (Nuno de Santa Maria, às 21h30, e Batalha Real, às 23h30), todos no grande palco natural das margens do rio Cáster (Terreiro das Guimbras).

Mas há outras novidades que marcam esta edição: a Gameloft, multinacional de videojogos que adaptou o jogo de estratégia medieval March of Empires, introduzindo o reinado de D. João I, o Castelo da Feira e a Batalha de Aljubarrota, vai estar presente no recinto da Viagem Medieval com duas cabines para fotografia e download do jogo; a banda sonora original da Viagem Medieval, criada pelo compositor Zé Tó Lemos para esta edição, vai ouvir-se nos espetáculos de grande formato e nos torneios medievais; a Loja Oficial muda-se para a designada Rua de Avis, junto ao largo do Rossio, também ela ambientada com uma extensa cobertura em tecido alusiva à Ordem de Avis; a nova Praça do Canastro, junto ao Orfeão da Feira, apresenta novas funcionalidades, como áreas convívio, animação e espaço para degustação da cerveja Viagem Medieval’23, produzida especialmente pela Super Bock; os restaurantes medievais regressam ao recinto do evento, um no largo do Rossio e outro junto a Casa do Moinho.

Nesta edição, e pela primeira vez, a Viagem Medieval conta com a participação ativa de uma jovem voluntária surda, que integra o grupo de 358 voluntários selecionados, dos 16 aos 80 anos, que vão colaborar nas várias áreas do evento.

Programa completo disponível AQUI.

Publicado a 21.07.2023