Ação Social Sociedade

Ideia de negócio local e projeto humanitário premiados por júri e acompanhados pela ALPE

A ALPE – Agência Local em Prol do Emprego está a acompanhar em permanência os dois projetos premiados no último bootcamp para aceleração de ideias de negócio “Acelera-te”.

A ideia de negócio local “Criações Encantadas” foi a mais votada pelo júri e recebeu um prémio monetário de 500 euros. O projeto humanitário de apoio a refugiados ucranianos “Amparo”, candidato à 14ª edição do Prémio Manuel António da Mota, recebeu uma menção honrosa. Na avaliação das propostas, o júri valorizou a estruturação, inovação, sustentabilidade e potencial das ideias de negócio, bem como a capacidade empreendedora dos seus promotores.

Com um conceito diferenciador que aposta nas emoções para desenvolver artigos personalizados para bebés, decorações e eventos, o projeto “Criações Encantadas”, de Juliana Brandão, está a ser acompanhado pela ALPE em matéria de elaboração do plano de negócio, consultoria e mentoria.

Igualmente acompanhado pela ALPE, o projeto “Amparo”, de Larysa Sidlovska, propõe a criação de um Centro de Apoio ao Refugiado e distingue-se pelo seu cariz social e humanitário, visando, entre outras ações, a criação de um centro de línguas para refugiados ucranianos, um espaço de apoio psicológico a mulheres e crianças, e a formalização da figura dos “padrinhos” para apoio na área da habitação.

Foi no Centro Empresarial do Europarque que promotores de ideias de negócio, formadores e mentores se reuniram, em meados de junho, para o encerramento de mais um “Acelera-te”, iniciativa que potencia o desenvolvimento de competências de empreendedorismo, e premeia as melhores ideias de negócio.

Lançado em abril deste ano, através de um concurso de ideias, este programa surge da necessidade de estimular o desenvolvimento de ideias criativas que se revelem soluções para necessidades ou problemas, e se traduzam em projetos inovadores e economicamente viáveis.

Os promotores e potenciais promotores das ideias de negócio selecionados no concurso de ideias reúnem-se num bootcamp para definição de modelos de negócio e planos de implementação, que culmina com uma apresentação impactante dos projetos, motivando equipas e empreendedores para os projetos com potencial económico e social no território.

O programa desenrola-se de forma dinâmica ao longo de três dias, potenciando o know-how dos participantes, facilitadores e mentores, e conjuga ferramentas de construção de negócios com estudos de caso e aplicação prática a cada projeto.

Cada sessão do bootcamp inclui a apresentação de conceitos, modelos e ferramentas, bem como o tempo de aplicação em equipa, com acompanhamento de facilitadores e mentores experientes, por norma, empresários convidados. É um processo ativo de construção, avaliação e partilha, até se chegar ao produto final, que se pretende um negócio inovador e diferenciador, apresentado ao júri.

O último bootcamp teve como dinamizadores principais o coach Pedro Carreto e a psicóloga Joana Mimoso e, nos domínios da comunicação, empreendedorismo e marketing, Daniela Castro Soares, Adélia Antunes e Mónica Oliveira, respetivamente.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto Direitos & Desafios Inova+, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, coordenado e executado pela cooperativa Casa dos Choupos, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G, e operacionalizado pela ALPE.

Publicado a 20.07.2023