Cultura Grandes eventos

Chamada de Apoio à Criação Local do Imaginarius '24 com chancela Inatel e Serralves


O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua continua, em 2024, a dar palco a criações locais pensadas para o espaço público. É através da Chamada de Apoio à Criação Local, nesta edição também com a chancela da Fundação Inatel e Fundação Serralves, que associações e companhias locais, bem como artistas independentes, naturais ou residentes no concelho de Santa Maria da Feira podem apresentar os seus projetos. O período das candidaturas decorre até 7 de setembro.

A Fundação Inatel e a Fundação Serralves juntam-se ao Município de Santa Maria da Feira para valorizar e dar visibilidade a projetos artísticos locais nas disciplinas de Artes de Rua, Circo Contemporâneo e Cruzamentos Disciplinares. É através da Chamada de Apoio à Criação Local (CACL) que o apoio se formaliza. A chancela da Fundação Inatel materializa-se no apoio à criação e circulação de conteúdos. Na ótica da circulação, entra também a Fundação Serralves como entidade programadora no âmbito do Serralves em Festa.

A CACL é dirigida a associações e companhias locais, bem como a artistas independentes, naturais ou residentes no concelho de Santa Maria da Feira e o desafio é que desenvolvam novas criações artísticas para integrar a programação da 23ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua que regressa ao território feirense entre 23 e 26 de maio.

O período de candidaturas está a decorrer até 7 de setembro e as propostas a apresentar devem inspirar-se no tema agregador da próxima edição – “Liberdade” –, e abordar o espaço público, nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos e visando a construção de novas identidades artísticas. Deverá igualmente privilegiar o diálogo da criação artística contemporânea, circos e arte de rua, com o património cultural e natural do território.

Todas as candidaturas serão avaliadas por um júri formado por elementos da equipa do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua e por especialistas e representantes de entidades com currículo e mérito artístico reconhecido nos domínios das disciplinas artísticas a concurso. Cada um dos dois projetos selecionados recebe uma bolsa de apoio, no valor de 5 000 euros.

As duas criações selecionadas terão ainda acesso a um período de mentoria, acompanhado por um profissional de relevo das artes performativas que contribua para o aperfeiçoamento e a consolidação do projeto.

As normas de participação e os formulários para as candidaturas à CACL estão disponíveis AQUI. Qualquer dúvida ou esclarecimento deverá ser direcionado para a equipa do Imaginarius, através do email program@imaginarius.pt.

Publicado a 18.07.2023