Sociedade

Livro da coleção “Uma Aventura” inspirado na Feira vai chegar aos finalistas do 1º Ciclo

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, autoras da coleção de literatura infantojuvenil portuguesa “Uma Aventura”, estão a preparar um livro inspirado em aventuras vividas em Santa Maria da Feira. As escritoras visitaram pontos de interesse do território, tiraram notas sobre o que viram e ouviram, e querem regressar em agosto. A Câmara Municipal pretende oferecer um exemplar a cada aluno finalista do 1º Ciclo, como incentivo aos hábitos de leitura e valorização do património local.

“É um orgulho e uma honra para Santa Maria da Feira integrar esta coleção de aventuras”, frisa o presidente da Câmara, Emídio Sousa, acrescentando que “a excelência das autoras e da extensa obra já publicada fazem antever mais uma magnífica história, que em muito contribuirá para a promoção do valioso património material e imaterial do nosso território junto do público infantil e juvenil”.

No decurso da primeira visita ao território, nos últimos dias de junho, as escritoras conheceram o Castelo da Feira e a Quinta do Castelo, o Museu Convento dos Loios, o Museu do Papel Terras de Santa Maria e o Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico. Visitaram ainda o guarda-roupa da Viagem Medieval e trajaram à época, demonstrando vontade em regressar em agosto para vivências de outros tempos, em pleno reinado de D. João I, Mestre de Avis.

Em cada local por onde passaram, as autoras da icónica coleção “Uma Aventura” absorveram todos os detalhes com manifesta curiosidade, e fizeram anotações em torno da história e das estórias que lhes despertaram mais a atenção, quer nos diferentes equipamentos, quer em recantos emblemáticos do território, entre eles as grutas artificiais da Quinta do Castelo.

No guarda-roupa da Viagem Medieval, as escritoras embarcaram no espírito da Idade Média, experimentaram trajes e acessórios, e exploraram o vasto espólio que por ali habita, com a vontade expressa de um regresso por altura da recriação histórica de Santa Maria da Feira, que decorre de 2 a 13 de agosto, no centro histórico da cidade.

Quando o livro estiver pronto, a Câmara Municipal pretende oferecer um exemplar a cada aluno do 4º ano do 1º Ciclo das escolas do concelho, numa lógica de reforço da promoção dos hábitos de leitura em período de férias escolares, assim como da valorização do património cultural e natural de Santa Maria da Feira junto dos mais novos.

Com 66 livros editados, todos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, a coleção infantojuvenil “Uma Aventura” iniciou em 1982, preenchendo uma lacuna existente no mercado nacional para públicos juvenis, uma vez que os pré-adolescentes e os adolescentes não tinham à sua disposição títulos originais de autores portugueses.

Publicado a 11.07.2023