Câmara entrega kits de emergência às juntas e uniões de freguesia

As 21 juntas e uniões de freguesia do concelho de Santa Maria da Feira vão receber kits de emergência com vários materiais de apoio a operações de Proteção Civil. A entrega simbólica decorreu no âmbito do 1º Encontro do Serviço Municipal de Proteção Civil com as autarquias locais, promovido pelo município feirense no primeiro dia do verão, no Museu Convento dos Loios. Cada junta e união de freguesia procederá agora ao levantamento do respetivo kit.

A Lei n.º 50/2018, de 16 agosto, que reforça as competências das autarquias locais no domínio da Proteção Civil, motivou o Município de Santa Maria da Feira a realizar este primeiro encontro, com o intuito de capacitar e sensibilizar as juntas e uniões de freguesia para as últimas alterações legislativas.

A iniciativa visou ainda alertar as autarquias locais para a importância de agilizar procedimentos e reforçar o dispositivo de trabalho, assente na cooperação entre as várias entidades e no reforço da proteção e segurança da população do território.

Os kits de emergência serão utilizados em situações de calamidade, como incêndios rurais ou cheias, tendo agora as juntas e uniões de freguesia uma melhor e mais rápida capacidade de resposta em matéria de sinalização de situações de perigo, permitindo alertar a população de forma mais rápida, sempre integrada com a Proteção Civil Municipal.

Na abertura do encontro, Vitor Marques, vereador responsável pela pasta da Proteção Civil, agradeceu “o empenho das juntas e uniões de freguesia no trabalho colaborativo que têm desenvolvido com todos os agentes de Proteção Civil, em prol do município e em defesa das populações”.