Deputados da Assembleia de Crianças encerram mandato com mostra pública

Para assinalar o encerramento do mandato 2022/2023 da Assembleia de Crianças, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promoveu uma mostra pública do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, centrado nos temas Ambiente e Sustentabilidade. O encontro, realizado no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 27 de junho, foi também um momento de homenagem aos alunos e professores envolvidos neste projeto de cidadania ativa e participativa.

Depois de refletirem, questionarem e debaterem amplamente em contexto de turma os temas propostos, os alunos puseram em prática as suas ideias, concretizando onze projetos com relevância para as suas comunidades.

A síntese do trabalho desenvolvido foi apresentada numa sessão pública conduzida pela presidente da Assembleia de Crianças Eloá Pinho, na presença de alunos das escolas envolvidas e respetivas famílias, professores, técnicos do Município e convidados.

O vereador da Educação, Gil Ferreira, saudou a “bonita família educativa” reunida na Biblioteca Municipal e sublinhou a importância deste projeto de cidadania ativa e participativa como estímulo “à democracia, à cultura de colaboração e ao trabalho de equipa”, enaltecendo ainda o “poder transformador da Educação e da Escola”.

O ativista e ambientalista Fernando Paiva, que trabalhou de forma voluntária com as escolas do concelho ao longo de todo o ano letivo, fez questão de estar presente na sessão e não escondeu a sua satisfação pelo que viu e ouviu.

“Felizmente, existe um local em Portugal onde realmente as coisas estão a ser feitas. É um trabalho gigante, este município é um exemplo a nível nacional”, reforçou.

Desenvolvido desde 2006 pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o projeto Assembleia de Crianças envolve anualmente 12 turmas do concelho, num total de 250 alunos e professores.

Este ano, foram nove as escolas participantes: Escola Básica Nº2 de Santa Maria da Feira; Escola Básica do Cavaco; Escola Básica de Aldeia, Sanfins; Escola Básica de Milheirós, Santa Maria da Feira; Escola Básica de Souto Redondo, São João de Ver; Escola Básica de Póvoa, Paços de Brandão; Escola Básica de Fornos; Escola Básica de Sobral, Mozelos; e Escola Básica de Santo António, Rio Meão.

Para além da presidente da Assembleia de Crianças, Eloá Pinho (Sanfins), cessaram funções onze deputados: Rafael Reis (Fornos); Matilde Pereira e Valentina Azevedo (Mozelos); Salvador Gomes (Paços de Brandão); Xavier Carvalho (Rio Meão); Salvador Pinho (S. João de Ver); e Gonçalo Pinto, João Silva, Miguel Fontes, Beatriz Mendes, Ana Sofia Soares (União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo). A equipa foi homenageada no palco do auditório da Biblioteca Municipal e presenteada com uma oferta personalizada do Município, entregue a cada um pelo vereador da Educação, Gil Ferreira.

As professoras envolvidas no projeto também subiram ao palco, como forma de reconhecimento pelo apoio e acompanhamento dado ao projeto. Foram elas: Marta Lopes, Liliana Pais, Marisa Pina, Salomé Oliveira, Carla Santos, Susana Cunha, Adélia Marques, Maria Manuela Silva, Márcia Lisboa, Fernanda Costa, Isabel Gonzalez e Iria Gama.