Município

Câmara adquire “Quinta da Cavacada” por um milhão de euros

A “Quinta da Cavacada”, em Fiães, preserva importantes histórias e estórias, esconde nas ruínas do seu palacete memórias de tantos feirenses. Foi Colégio Externato Pio XII, Escola Técnica de Coelho e Castro e, posteriormente, Escola Preparatória de Fiães. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira adquiriu este imóvel por um milhão de euros para o recuperar, preservar e devolver à comunidade.

Foi longa a negociação, mas está concluída e a Câmara da Feira vai adquirir a Quinta das Camélias, popularmente conhecida por Quinta da Cavacada. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de terça-feira, 11 de abril.

Situada numa zona central da cidade de Fiães, freguesia de Santa Maria da Feira, a “Quinta da Cavacada” tem uma área total, entre a parte rústica e a urbana, de cerca de 50 000m2 e, enquanto propriedade municipal, irá permitir a regeneração urbana da cidade de Fiães e conferindo-lhe uma nova centralidade. A Câmara Municipal pretende recuperar o palacete histórico, construir um auditório e uma residência assistida para idosos.

“Há muito que esta quinta era desejada pela população”, frisa Emídio Sousa, edil feirense recordando os tempos em que iniciou o processo de negociação, ainda como vereador. “É muito o orgulho que sinto e é uma honra ser eu, enquanto presidente da Câmara Municipal, a concretizar o processo e a delinear o futuro daquele espaço que marcou a vida de tantas gerações de feirenses”.

A “Quinta da Cavacada” vai ser, ainda de acordo com as palavras do autarca, um espaço que ultrapassa os limites da freguesia de Fiães: “Vai nascer um novo equipamento para todo o município que irá dar uma resposta de âmbito cultural e social, em particular à parte norte do território”.

Publicado a 12.04.2023