Município Economia

Fórum Bizfeira | Como reduzir a fatura energética e descarbonizar?


Com o aumento do preço da energia a marcar a atualidade e a intensificar impactos na atividade empresarial e na vida dos cidadãos, o Fórum Bizfeira traz o tema à discussão, dia 10 de novembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, no âmbito da conferência "Gerir na Nova Ordem Mundial". Três reputados especialistas – João Manso Neto, Pedro Fonseca Santos e Luís Castanheira – vão partilhar conhecimento e experiência em matéria de energia, apontando caminhos para uma efetiva redução da fatura energética, sem esquecer as oportunidades que o investimento na descarbonização pode representar para as empresas e instituições.

Os custos da energia afiguram-se como o grande desafio da atual conjuntura, pelo que se torna urgente debater e partilhar as opções que as empresas têm à sua disposição para reduzir os impactos da fatura energética, nomeadamente apoios estatais e comunitários, projetos de investimento e linhas de financiamento que visem a descarbonização da atividade empresarial.

Pedro Fonseca Santos, especialista em energia, alterações climáticas e economia, é um dos oradores do painel “Como reduzir a fatura energética e descarbonizar?” e vem ao Europarque apresentar medidas concretas que ajudem as empresas a manter ou até aumentar a sua competitividade num cenário económico desafiante como o que vivemos, elencando os apoios já disponíveis ou a disponibilizar para investimentos na área da eficiência energética e descarbonização.

E porque as empresas são hoje confrontadas com inúmeras opções estratégicas que advêm de prioridades de política energética, do desenvolvimento tecnológico, de um contexto de guerra disruptivo e da necessidade constante de melhorarem a sua competitividade, torna-se premente a reflexão conjunta e a partilha de conhecimento e informação sobre os diferentes vetores da matriz da energia, que não deverão ser associados apenas aos custos, mas também às oportunidades que o investimento na transição energética pode representar para as empresas. Neste âmbito, Luís Castanheira, administrador delegado da Energaia, focará a sua intervenção em elementos-chave que os decisores empresariais devem conhecer e ter em conta no processo de gestão diário das suas empresas para dar melhor resposta aos desafios do aprovisionamento energético.

O painel “As energias renováveis e as comunidades de energia. Qual o impacto na redução do custo energético das empresas?” estará a cargo de João Manso Neto, CEO da Greenvolt, numa intervenção conduzida pelo jornalista de economia Camilo Lourenço. Centrada na forma como as comunidades energéticas podem alterar significativamente a gestão tradicional do sistema de energia, o orador perspetiva a alteração do atual perfil dos cidadãos e das empresas enquanto consumidores passivos de energia para uma estratégia partilhada de custos e benefícios.

Para o CEO da Greenvolt, as energias renováveis e as comunidades de energia configuram-se como uma resposta adequada à descarbonização das economias e à transição energética, pelo que importa discutir e partilhar os seus contornos, a respetiva operacionalização e os potenciais impactos para a competitividade empresarial.

Realizado desde 2016, o Fórum Bizfeira é uma conferência anual de âmbito económico, promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que traz à discussão dossiês atuais e pertinentes para empresários e associações empresariais, gestores, empreendedores, académicos e estudantes.

O projeto municipal Bizfeira, iniciado em 2014, visa potenciar a economia local, impulsionando os negócios através do estabelecimento de uma rede de oportunidades e reforçando a competitividade empresarial do território, a captação de novos investimentos empresariais e a geração de emprego.

A participação no Fórum Bizfeira é gratuita, mas sujeita a inscrição em www.forumbizfeira.pt.

 

Publicado a 19.10.2022