Sociedade

Feira de Outono com venda de produtos de época e oferta de mimos intergeracionais

Hoje, 14 de outubro, foi dia de festa em Fornos… festa porque era esse o ambiente que se vivia no Largo da Escola de Fornos, mas na realidade hoje foi dia da já tradicional Feira de Outono, promovida pela Associação de Pais da Escola Básica de Fornos, com a venda de produtos hortícolas da época e inúmeras iguarias caseiras.

A espontaneidade, a alegria e a excitação dos alunos que, turma a turma, visitavam a feira era “deliciosa” para quem assistia de fora a toda a agitação. E de fora ficámos para ouvir os seus comentários: “Eu quero comprar tudo”, dizia um menino enquanto percorria os olhos por toda a banca. Um outro, surpreendentemente, pedia: “Eu quero comprar ovos (de codorniz). Quantos traz?”, enquanto outro gritava, mal se deparou com uma galinha e coelho para venda: “Oh mãe! Eu quero a galinha”. Era, no entanto, junto à marmelada caseira que todos se dirigiram em primeiro lugar. Não por ser uma “lambarice” apenas para dias especiais, mas porque todos foram desafiados a fazer um desenho para o seu “pote” de marmelada e, claro, esses eram para comprar e surpreender a família.

Os alunos são todos eles clientes fiéis, mas muitos outros não falham uma edição. É o caso da avó Cecília que aguardava a saída do neto para, em conjunto, fazerem as suas compras. “Ele escolhe e eu pago. Mas dou-lhe o dinheirinho porque ele é que gosta de pagar”. Noémia Moreira é moradora em Fornos e é uma cliente fiel desta Feira de Outono. Primeiro, porque o seu neto Pedro ali estudava e depois porque gosta de comprar os produtos da terra. “Ainda me aproximei da banca da marmelada para ver a do meu Pedro, mas, este ano, não há marmelada do Pedro”, confessou com nostalgia e explica que o neto já passou para o 2º ciclo.

Francisco Pinho é também avô de uma das alunas daquele estabelecimento de ensino, mas hoje marcou presença noutra qualidade, a de proprietário da empresa feirense (sediada em Fornos) Lacticínios MAF que, aceitando o desafio da Associação de Pais ofereceu um mimo a todos os alunos, um queijo triângulo e uma bolacha. A MAF é ainda hoje a única empresa do país a produzir o queijo triângulo Saúde, que lançou no mercado em 1934. “Na medida das nossas possibilidades, envolvemo-nos sempre nas ações em prol da comunidade”, frisou, acrescentando que “por ser um alimento nobre, prático e económico”, os queijos triângulo podem fazer parte dos lanches saudáveis.

“Além de promover os produtos de época locais e da região, a nossa Feira de Outono pretende potenciar a união da comunidade, privilegiar os contactos intergeracionais, incentivar a literacia financeira infantil, e, acima de tudo, angariar verbas para promover atividades para os alunos”, explicou Carina Carvalho, presidente da Associação de Pais da Escola Básica de Fornos, que, em conjunto com um grupo de pais trabalham, ao longo de todo o ano, de forma voluntária, dinâmica e com gosto, dando o seu contributo para “um ensino de qualidade”.

A Feira de Outono acontece no mesmo dia em que a Escola Básica de Fornos comemora o Dia Mundial da Alimentação (a efeméride celebra-se a 16 de outubro), em parceria com o Centro Social e Paroquial de Fornos, uma instituição que, de acordo com a sua Diretora Técnica, Carla Coelho, “está sempre disponível para colaborar com as iniciativas da comunidade educativa, ressalvando as vantagens que estes encontros intergeracionais têm para os seus utentes”. A nutricionista do Centro Social, Patrícia Martins, esteve na escola para explicar aos alunos a importância de uma alimentação saudável para a sua saúde e crescimento e dinamizou uma palestra dirigida aos pais centrada na temática dos lanches saudáveis.

Publicado a 14.10.2022