Juventude

Estudantes mais curiosos com Jovem Autarca | Candidaturas até 20 de outubro

Uma equipa do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira percorreu as escolas básicas e secundárias do concelho para apresentar a 9ª edição do projeto de cidadania Jovem Autarca e encontrou alunos mais curiosos e interessados no desafio, e mais recetivos e motivados para uma maior participação na comunidade. Até 20 de outubro, os jovens dos 13 aos 17 anos, estudantes ou residentes no concelho, podem apresentar as suas candidaturas ao Jovem Autarca 2022 – 2023.

Na maioria das sessões de sensibilização realizadas nas escolas, os alunos revelaram-se mais interventivos, fizeram mais perguntas, esclareceram mais dúvidas e alguns deles demonstraram, desde logo, vontade em fazer parte deste projeto municipal de democracia participativa, que tem marcado de forma positiva e construtiva o percurso dos jovens autarcas já eleitos e das respetivas equipas.

O regresso pleno à atividade letiva, marcado pelo reencontro e proximidade entre estudantes sem as restrições do período da pandemia, terá despertado um maior interesse e motivação nestas sessões, conduzidas por técnicos do Gabinete da Juventude durante a segunda semana de outubro, que abrangeram as escolas básicas e secundárias do concelho – EB e Secundária Coelho e Castro, EB de Argoncilhe, EB Corga de Lobão, EB Fernando Pessoa, EB António Alves Amorim, EB Paços de Brandão, EB e Secundária Santa Maria da Feira, EB e Secundária de Arrifana, EB Milheirós de Poiares, EB Canedo, EB Ferreira de Almeida – e Escola Profissional de Paços de Brandão.

As candidaturas para a 9ª edição do projeto Jovem Autarca estão abertas até 20 de outubro e o período de campanha eleitoral decorre entre 7 e 28 de novembro. As eleições estão marcadas para 30 de novembro, em todas as sedes de agrupamento, e serão abertas a todos os alunos dos 11 aos 17 anos.

Os jovens residentes no concelho que não estudam no território e pretendam votar nas eleições a Jovem Autarca devem recensear-se entre 1 e 13 novembro de 2022, através do email juventude@cm-feira.pt, com o assunto "Recenseamento Jovem Autarca", indicando o nome completo, data de nascimento, morada, escola e ano que frequenta.

O direito de voto poderá ser exercido presencialmente ou via postal, dirigido ao Gabinete da Juventude, entre 21 e 25 de novembro de 2022. A apresentação dos resultados eleitorais e a sessão de tomada de posse estão marcados para 1 de dezembro.

O dossiê de candidatura ao projeto Jovem Autarca encontra-se disponível aqui. Para mais informações e esclarecimentos, os interessados devem contactar o Gabinete da Juventude através do telefone 256 370 887 ou email juventude@cm-feira.pt.

Recorde-se que foi em 2014 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lançou o projeto de cidadania ativa Jovem Autarca, pioneiro no país e mais tarde replicado noutros municípios, com o intuito de dar voz aos jovens do concelho, valorizar as suas opiniões, incitar a sua participação na vida local e responsabilizá-los para a gestão rigorosa de um orçamento anual de 10 000 euros.

Publicado a 13.10.2022