Biblioteca municipal “prepara-se” para intervenção de reabilitação

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira vai estar encerrada ao público de 21 a 25 de setembro. Serão cinco dias para preparação dos diferentes espaços de forma a manter os principais serviços prestados à comunidade, durante as obras de reabilitação e remodelação do edifício que arrancam no final do mês de setembro, prolongando-se por, sensivelmente, seis meses.

Comprometida com a sua missão e atenta às necessidades da comunidade, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira irá manter-se de portas abertas durante as obras de reabilitação e remodelação do seu edifício, prestando os diferentes serviços num espaço alternativo, ao lado do auditório, a partir do dia 26 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h00, e ao sábado, das 10h00 às 17h00. Durante a intervenção, apenas ficam suspensos, devido à limitação de espaço, o serviço de extensão cultural e o acolhimento de eventos no auditório e na sala polivalente.

A cafetaria Era Uma Vez_estórias de café não encerra em nenhum momento, mantendo o seu horário normal de funcionamento, de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 19h00.

A intervenção de reabilitação e remodelação do edifício da biblioteca envolve um investimento municipal de cerca de 600 000 euros e engloba a manutenção das fachadas exteriores, paredes interiores, das caixilharias, impermeabilizações, entre outras intervenções, num período de 180 dias.

De referir que a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira foi criada em 1938 e, depois de instalada em vários edifícios, encontrou o seu próprio espaço no atual edifício, no centro da cidade, construído de raiz, com assinatura do arquiteto Jorge Moreira da Costa, aberto ao público a 17 de junho de 2000.

Desde essa altura, a Biblioteca Municipal de Santa Maria transformou-se num espaço de ACESSO (Aprendizagem, Confiança, Envolvimento, Sustentabilidade, Satisfação e Organização) à informação, à leitura, às tecnologias, à aprendizagem ao longo da vida, à criatividade, às artes, assumindo-se como uma referência da cultura e do conhecimento a nível nacional.

Publicado a 16.09.2022