À4HÁ música no Cineteatro António Lamoso

A música vai ser a protagonista nos dois À4HÁ deste mês de setembro, nos dias 14 e 28, no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira. Amanhã, às 21h30, o “palco” é para Diogo Carriço, pianista e artista audiovisual. Para o dia 28, a proposta musical tem curadoria da Associação Cultural Basqueiro e leva a este espaço cultural feirense, a banda Gala Drop.

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, às 21h30, Diogo Carriço aventura-se no seu piano minimalista e alia também a música eletrónica e a projeção de vídeo. O seu espetáculo Silhouette Nekropolis, proporciona ao público uma experiência audiovisual imersiva e plena de paisagens sonoras e visuais, num misto entre o real, o virtual e o imaginário.

O trabalho de Diogo Carriço já mereceu a distinção “Jovens Criadores”, pelo Centro Nacional de Cultura, e a atribuição de uma bolsa de mérito pela Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) para estudar no Conservatório de Amesterdão, onde concluiu o mestrado em Live Eletronics). Foi igualmente artista residente na Universidade de Artes de Amesterdão.

“Os Gala Drop são uma incansável aventura musical em constante desenvolvimento” e vão estar no dia 28 de setembro, às 22h00, no Cineteatro António Lamoso, em mais um À4HÁ. A banda, iniciada há mais de uma década em Lisboa, é hoje composta por Afonso Simões (bateria), Nelson Gomes (sintetizadores) e Rui Dâmaso (baixo).

Pelo seu poder imaginativo transformado em música, os Gala Drop transmitem ao seu público esperança num presente coletivo melhor, através dos sons e vibrações inspirados em diferentes lugares e épocas. Qualificados como autores de um rainforest futurism pelo crítico britânico Matthew Woebot Ingram, a sua discografia é dividida entre EPs e LPS, publicada no seu selo editorial GDR e na nova-ioquina Golf Chanel Recordings.

Publicado a 13.09.2022