Município Ação Social

Três dias de Mosaico Social em Festa com 45 iniciativas abertas à comunidade

Entre 17 e 19 de junho acontece o momento mais festivo do VII Mosaico Social, espaço de encontro, homenagem, debate, reflexão e partilha boas práticas na área social, que envolve os 120 parceiros da Rede Social concelhia. Ao longo de três dias, o Mosaico Social em Festa vai dinamizar 45 iniciativas, abertas a toda a comunidade.

Iniciativa conjunta do Município de Santa Maria da Feira, através da Rede Social concelhia, e da ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, o VII Mosaico Social iniciou no final de junho de 2021, num formato misto (presencial e online), e decorre até novembro de 2022 com um extenso programa centrado no tema “Cuidar do presente a pensar no nosso futuro”.

O Mosaico Social em Festa é um dos momentos de referência do Mosaico Social, que pretende celebrar e partilhar com a comunidade um conjunto de projetos e iniciativas, onde se incluem atividades lúdicas e desportivas, nomeadamente as olimpíadas seniores; workshops, livros e leituras; dança e teatro; saúde e bem-estar; e a Gala Prémio Concelho Solidário, que nesta edição vai homenagear todas as entidades, movimentos e pessoas que contribuem ativamente para a superação e excelência dos cuidados, privilegiando as relações humanas e os afetos. A gala vai realizar-se na sexta-feira, 17 junho, às 18h00, no Cineteatro António Lamoso, e será apresentada pela feirense Fátima Faria, jornalista da RTP.

No sábado, dia 18, é apresentado o livro “COMUNITÁRIA – 20 Anos de Arte e Comunidade em Santa Maria da Feira”. A sessão terá lugar às 16h30, junto à carrinha MIDAS, estacionada na eira do Orfeão da Feira. No mesmo dia, às 18h00, estreia o espetáculo “Singular Margem”, nas margens do rio Cáster, protagonizado por jovens institucionalizados da Obra do Frei Gil e pessoas da comunidade com acompanhamento na área da saúde mental. À noite, às 22h00, há “Samba sem Fronteiras”, com espetáculo e baile comunitário junto à Casa do Moinho.

A programação de domingo, 19 de junho, é dedicada à saúde e ao bem-estar. Pela manhã, a partir das 9h00, realiza-se o passeio “Sentidos, Saúde e Bem-Estar”, promovido pela Unidade de Cuidados à Comunidade – Feira do ACES Feira/Arouca. Às 11h30, é apresentado o Projeto de Monitorização Comunitária da Hipertensão Arterial, na carrinha MIDAS (eira do Orfeão). Trata-se de uma iniciativa-piloto, com recurso a uma aplicação de telemóvel, dirigida a pessoas residentes no concelho de Santa Maria da Feira, maiores de 50 anos, com diagnóstico de hipertensão. Através desta ferramenta, o utente poderá saber mais sobre a doença e sobre a forma de a gerir melhor, reduzindo a probabilidade de complicações associadas e consequente melhoria da sua qualidade de vida. Esta aplicação permitirá definir um plano personalizado, com aviso para a toma da medicação, análise estatística da evolução do Índice Massa Corporal, tensão arterial, frequência cardíaca e tarefas diárias promotoras da saúde e bem-estar, bem como mensagens informacionais e motivacionais.

A manhã de atividades termina com o “Piquenique no Parque”, às 13h30, aberto a toda a comunidade. Às 15h30, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira encerra o Mosaico Social em Festa com um concerto junto à Casa do Moinho.

Antecipando os três dias de celebração, sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso, já esta quarta-feira, 15 de junho, às 21h30, o espetáculo comunitário de teatro “E amanhã?”, protagonizado por atores da Cercifeira, Cerci-Lamas, Casa Ozanam e AMICIS. A entrada é gratuita, mediante reserva de lugar através do link https://bit.ly/EAmanha15jun.

O programa completo do Mosaico Social em Festa encontra-se disponível aqui.

Publicado a 13.06.2022