Educação

Jovens de quatro países reuniram-se na Feira para reflexão sobre história e governança local

Vinte e dois jovens de quatro países (Portugal, Reino Unido, República Checa e Suécia) reuniram-se em Santa Maria da Feira durante uma semana para refletir “sem preconceitos” sobre história, identidade, governança local e patriotismo, com enfoque na expressão que estes conceitos assumem nos espaços públicos das cidades, nomeadamente em estátuas e monumentos.

O intercâmbio juvenil Erasmus + “Young People Responses to Monuments and Statues”, realizado no final de maio, insere-se no trabalho desenvolvido pela rede informal de promoção da democracia participativa Hub Europe, da qual o Município de Santa Maria da Feira faz parte.

Neste encontro, que privilegiou a reflexão coletiva e a liberdade de expressão e opinião, os jovens participantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, abordaram a origem das suas famílias – judia, escrava, síria, ucraniana, inglesa, checa e sueca – e recordaram acontecimentos do passado que se perpetuaram no espaço público através de estátuas, muitas vezes vandalizadas, numa tentativa de chamar a atenção do poder político para questões fraturantes.

Para além de uma empatia imediata entre pares, que proporcionou relevantes momentos de discussão sem filtros, mas também de convívio, em particular no festival Imaginarius, a equipa que compõe esta Hub reuniu-se com o vereador da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, Gil Ferreira, para debater as prioridades de cada cidade, perspetivando futuras candidaturas a programas europeus nas áreas da juventude, democracia participativa, artes performativas, gastronomia portuguesa e música.

Recorde-se que, já em meados de abril, oito jovens suecos de Alingsas e 16 alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária de Santa Maria da Feira participaram numa mobilidade internacional Erasmus+ em território feirense, centrada na produção e confeção local – oportunidades e sustentabilidade.

Durante cinco dias, o grupo partilhou várias experiências na área de Cozinha, conheceu uma unidade de produção de queijos de Fornos e visitou uma plantação de morangos em hidroponia em Escapães. A confeção de um buffet para a despedida, utilizando produtos locais e sazonais, foi o último desafio antes do regresso dos jovens à Suécia.

Esta mobilidade Erasmus+ inseriu-se no trabalho desenvolvido pela Hub Europe, que integra as cidades de Santa Maria da Feira (Portugal), Alingsas (Suécia) e Prague 7 (República Checa), dando seguimento à primeira experiência internacional dos alunos da Feira na área de Cozinha, realizada em 2017, na Suécia. Coube ao vice-presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, receber e dar as boas-vindas a este grupo, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Publicado a 08.06.2022