Cultura Sociedade

Semana Santa marcada pela emoção das suas recriações históricas

Em Santa Maria da Feira, a Semana Santa volta a ser sentida e vivida nas ruas da cidade, depois de dois anos de interregno devido à pandemia. As comunidades eclesiástica e civil unem esforços e apresentam, entre 9 e 24 de abril, um programa que prima pela excelência da recriação histórica de momentos ímpares dos últimos dias da vida terrena de Cristo, aliando as celebrações religiosas às atividades culturais.

A celebrar 25 edições, a Semana Santa de Santa Maria da Feira vai utilizar a cidade como palco dos episódios bíblicos, recriados na atualidade, levando o público a experienciar os momentos especiais da história do cristianismo, com foco nas componentes religiosa, cultural e social.

Além das recriações históricas “Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – ‘na Cidade Humana’”, "Última Ceia, Getsémani e Sinédrio”, “Via Sacra”, destaca-se, este ano, o retomar de uma tradição centenária, a Procissão das Endoenças, também designada por Procissão do Triunfo ou do Ecce Homo, entre a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz e percurso inverso.

“Correr as Capelinhas”, uma caminhada pelo património histórico e religioso que culmina com uma degustação de regueifa doce, o tradicional “Pão Doce” da Páscoa, as exposições “25 anos da Semana Santa de Santa Maria da Feira” e “Réplica do Santo Sudário”, o Concerto da Semana Santa com o Iberian Ensemble e o Concerto de Páscoa com o Grupo Musical Estrela de Argoncilhe completam as atividades culturais.

Do programa das celebrações religiosas, constam, entre outros momentos, a Eucaristia do Domingo de Ramos na Paixão de Cristo, a Celebração Penitencial com Confissões, a Oração Litúrgica de Laudes do Tríduo Pascal, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, a Celebração da Paixão do Senhor, a Vigília Pascal, o Compasso e Visita Pascal, a Eucaristia do Dia de Páscoa, a Eucaristia dentro da Oitava de Páscoa e a Eucaristia do Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia.

A Semana Santa de Santa Maria da Feira que, pela sua história e dinamismo, é já uma referência nacional nas celebrações mais importantes do calendário cristão, é organizada pelo Grupo Gólgota – Associação, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, Paróquia de Santa Maria da Feira e Missionários Passionistas.

O programa completo da Semana Santa de Santa Maria da Feira está disponível em www.semanasanta.pt.

Publicado a 29.03.2022