Cultura

Biblioteca acolhe Fase Intermunicipal da AMP do Concurso Nacional de Leitura 2021/2022

Pela primeira vez em 15 edições, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira acolhe a Fase Intermunicipal da Área Metropolitana do Porto (AMP) do Concurso Nacional de Leitura, que envolve a participação de 16 municípios, num total de 192 participantes. A prova escrita está agendada para 23 de março, em formato online, e a prova oral de palco acontece presencialmente, a 30 de março, no auditório da biblioteca.

O Concurso Nacional de Leitura destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, tendo como principal objetivo estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

A Fase Intermunicipal da AMP é organizada pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares e o Município de Santa Maria da Feira, através da sua Biblioteca Municipal. Nesta fase serão apurados dois alunos de cada nível de ensino, que vão participar na Fase Nacional do concurso, a realizar no dia 4 de junho.

Constituída por duas etapas – prova escrita e prova oral de palco – a Fase Intermunicipal conta com a participação de 192 alunos de 16 municípios da AMP. A prova escrita será realizada em formato online, no dia 23 de março, em simultâneo para cada ciclo de ensino, nas bibliotecas municipais e bibliotecas escolares de cada concelho. A prova oral em palco assumirá o formato presencial, no dia 30 de março, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

O Município de Santa Maria da Feira vai atribuir prémios aos oito alunos apurados para a Fase Nacional. Todos os participantes e respetivas escolas terão direito a um certificado de participação.

Publicado a 18.03.2022