Cultura

Imaginarius desafia músicos profissionais e amadores para curso e espetáculo do festival

O Imaginarius – Festival internacional de Teatro de Rua, que regressa em pleno ao espaço público de Santa Maria da Feira entre 26 e 28 de maio, desafia músicos profissionais e amadores a participar no curso “Animadores Musicais”, que culminará com uma participação no espetáculo “Orquestra Criativa Encontra Synchronotopy”, integrado na programação oficial do festival.

“Animadores Musicais” é uma atividade composta por seis sessões formativas, destinadas a músicos profissionais ou amadores, com formação musical ou autodidatas, sendo requisito fundamental de participação virem acompanhados do seu próprio instrumento musical. A ação de formação terá lugar na sede da Orquestra Criativa, na Escola Básica da Carvalhosa, em Arrifana, nos dias 26 e 27 de março, 23 e 24 de abril, 15 e 22 de maio.

Num ambiente de experimentação e criação, sob a orientação do maestro Aleksandar Caric Zar, os participantes vão desenvolver um projeto musical que será integrado no espetáculo “Orquestra Criativa Encontra Synchronotopy”, com estreia marcada para a 21ª edição do festival Imaginarius.

As inscrições para a ação de formação são limitadas a 20 participantes com idade igual ou superior a 18 anos. Os interessados devem inscrever-se aqui. Para mais informações, devem contactar através do número 933 708 092 ou email info@imaginarius.pt.

Desde 2008 que Aleksandar Caric Zar trabalha em Santa Maria da Feira como maestro e diretor artístico da Orquestra Criativa, projeto musical comunitário que cruza diferentes sonoridades, apostando na improvisação musical. O grupo é composto por crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, jovens de diferentes ciclos de ensino, centros sociais, cercis e elementos da comunidade, de múltiplas faixas etárias e proveniências, que têm em comum o gosto pela música.

Presença assídua na programação principal do Imaginarius, a Orquestra Criativa já estreou vários projetos de criação comunitária no festival, nomeadamente “O Bairro do Pinóquio”, “A Pomba da Paz é Cheia de Revoluções Futuras”, “O Gamelão de Plástico” e “Sinfonia das Hortas”, entre outros.

A 21ª edição do festival Imaginarius realiza-se nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio, no espaço público e equipamentos culturais de Santa Maria da Feira.

Publicado a 11.03.2022