Juventude

Maior fatia do orçamento Jovem Autarca 20/21 aplicada em bens para centros de acolhimento

A equipa Jovem Autarca 20/21, liderada por Sara Prata, encerrou o seu mandato, fortemente condicionado pela pandemia, com a entrega de bens aos três centros de acolhimento de crianças e jovens do concelho, concretizando a proposta “De mim para ti”, cujo procedimento teve agora luz verde para avançar. Os sete jovens foram unânimes na opção de aplicar 60 por cento de um orçamento global de dez mil euros numa medida de cariz solidário e humanitário, integralmente pensada e executada em equipa, para apoiar crianças e jovens institucionalizados.

A iniciativa “De mim para ti” considerou, desde a primeira hora, os três centros de acolhimento de crianças e jovens do concelho – Irmãs Passionistas (Santa Maria da Feira), Obra do Frei Gil (Lobão) e Castiis (Sanguedo) – e todos foram contactados previamente pela equipa Jovem Autarca para apresentação do projeto e auscultação das necessidades mais prementes de cada um.

Com um orçamento de dois mil euros reservados para cada uma das três instituições, a equipa avançou com o pedido de aquisição dos bens e materiais sinalizados, tendo posteriormente organizado todos os donativos, nomeadamente produtos de higiene, material escolar e informático, eletrodomésticos, entre outros apontados como prioritários, e procedido à respetiva entrega em cada centro de acolhimento.

Com esta medida de cariz solidário, pensada e estruturada numa perspetiva global e humanitária, a equipa liderada por Sara Prata cumpriu o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade de vida de jovens institucionalizados no concelho, reservando para esta medida a maior fatia do orçamento do projeto municipal Jovem Autarca. A iniciativa “Dá cá uma pata”, destinada à angariação de bens para animais, nos agrupamentos de escolas do concelho, e posterior doação à AANIFEIRA e Cão ou Sem Casa; o peddy-paper para jovens “Find the Colors”, inserido nos SMF Youth Days; e a ação de sensibilização ambiental e de limpeza da mata do Castelo, com o apoio de jovens da Obra do Frei Gil, foram outras propostas concretizadas pela equipa.

Refira-se que Sara Prata, residente na freguesia de Sanguedo, foi eleita Jovem Autarca em dezembro de 2020, juntamente com os vereadores Ricardo Mota (Lobão) e Miguel Cardoso (Caldas de S. Jorge). Integraram ainda a equipa Carlota Baptista (Argoncilhe), Diogo Gomes (Fiães), Elisa Almeida (Guisande) e Matilde Costa (Vila Maior).

Em dezembro de 2021, Sara Prata passou o testemunho a Bárbara Freitas, eleita a nova Jovem Autarca de Santa Maria da Feira para o mandato 2021/2022, mas estava ainda por finalizar a proposta “De mim para ti”, agora concretizada com “sentido de dever cumprido” por parte de toda a equipa.

Foi em 2014 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lançou o projeto de cidadania ativa Jovem Autarca, pioneiro no país e mais tarde replicado noutros municípios, que dá voz aos jovens do concelho, valoriza as suas opiniões, incita a sua participação na vida local e responsabiliza-os para a gestão rigorosa de um orçamento anual de dez mil euros.

Publicado 16.02.2022